A vitória de hoje do FC Porto na UEFA Youth League vem confirmar uma tendência que se tem verificado nos últimos anos a nível europeu. Portugal tem, desde 2015, conquistado muitos títulos continentais. Desde futebol, a futebol de praia, passando também pelo futsal e pelo hóquei em patins.
A história de ouro nas modalidades portuguesas começou a ser escrita em 2015. Portugal conquistou, nesse ano, dois títulos muito importantes no futebol de praia.
No torneio que decorreu em Espinho, a seleção portuguesa de futebol de praia sagrou-se campeã do Mundo, graças a uma vitória por 5-3 diante do Taiti. Foram seis jogos e cinco vitórias depois do arranque do torneio. Já em Parnu, na Estónia, a equipa liderada por Mário Narciso conquistou a Superliga europeia de futebol de praia, numa final frente à Ucrânia (5-4).
A estes dois títulos juntou-se a Taça da Europa de Futebol de Praia conquistada em Belgrado, na Sérvia, no ano seguinte.
O inesquecível Campeonato da Europa em França
Mas foi em 2016 que o nosso país alcançou, sem sombra de dúvida, o mais importante título destes últimos anos. Quem não se lembra daquele remate certeiro de Éder em pleno Stade de France em julho de 2016? De certeza que ainda ninguém se esqueceu desse histórico momento em que o avançado nos deu o primeiro título de campeão europeu da história.
Entre muitas lágrimas e muitos sorrisos, o capitão Cristiano Ronaldo, que tinha sido cruelmente 'varrido' por Payet durante o encontro, levantou o tão desejado troféu que nos fugia desde a final do Europeu 2004 no estádio da Luz.
Ainda nesse ano, Hélio Sousa ajudou a quebrar um jejum que durava há 13 anos. Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-17 com um triunfo diante da Espanha, na marcação de grandes penalidades. No tempo regulamentar do encontro disputado no Azerbaijão as duas equipas empataram a uma bola.
O ano de 2016 foi, de facto, recheado de conquistas europeias. Aos já referidos títulos no futebol, juntou-se também um no hóquei em patins. A equipa portuguesa derrotou a Itália por 6-2, na final do Europeu de hóquei em patins que teve lugar no pavilhão Dr.º Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
Europeu de Futsal e o campeonato da Europa 2019
O ano de 2018 também foi proveitoso no que toca a títulos europeus. O ano não poderia ter começado da melhor maneira com a conquista do Campeonato da Europa de futsal.
Um pouco à semelhança do que tinha acontecido no futebol em 2016, Ricardinho, estrela da equipa, saiu lesionado deste encontro decisivo. Sorte ou não, a saída do 'mágico' deu um alento à equipa lusa que a 10 de fevereiro de 2018 conquistou pela primeira vez o título europeu de futsal ao bater a Espanha por 3-2, resultado alcançado no prolongamento, na final do Europeu de 2018, disputado em Liubliana, na Eslovénia.
Nesse dia de alegria, os portugueses participaram pela segunda vez numa final de um Europeu da categoria, depois de, em 2010, no Europeu da Hungria, Portugal ter perdido, curiosamente, contra a Espanha por 4-2.
Já em pleno verão, a seleção sub-19, comandada por Hélio Sousa, surpreendeu tudo e todos e depois de três finais perdidas conquistou pela primeira vez o Europeu da categoria.
Portugal sagrou-se campeão europeu pela primeira vez, ao vencer a Itália por 4-3 após prolongamento, num jogo louco. Na final no OmaSP Stadion, na Finlândia, a seleção lusa esteve a vencer por 2-0, com golos de Jota e Trincão mas permitiu a recuperação italiana em dois minutos, pelo suplente Moise Kean. No prolongamento marcaram-se mais dois golos, com Jota a bisar e Scamaca a empatar. O suplente Pedro Correia fez o golo histórico e deu o título a Portugal.
À quarta foi de vez para a equipa de futsal do Sporting e a primeira Youth League para o FC Porto
Este domingo a equipa de futsal do Sporting conseguiu contrariar a história e vencer a UEFA Futsal Champions League. Os 'leões' venceram os cazaques do Kairat, por 2-1, e conquistaram o troféu europeu que perseguiam e que lhes 'escapou' nas três finais que tinham disputado.
Em Almaty, no Cazaquistão, os 'leões' puseram fim à 'maldição europeia' que os assolava, depois de terem perdido as três finais que tinham no seu historial nesta prova (2011, 2017 e 2018), e conseguiram-no a jogar em casa do Kairat, anfitrião da 'final four' deste ano, com golos de Cavinato (22) e Merlim (27). Douglas Júnior (38) ainda reduziu para o Kairat, mas foi insuficiente para impedir o primeiro título europeu dos 'leões'.
Com este triunfo europeu, o primeiro do Sporting, os 'leões' tornam-se a segunda equipa portuguesa a tornar-se campeão europeu de futsal, depois de o Benfica o ter conseguido em 2010, sucedendo aos espanhóis do Inter Movistar, que venceu as duas últimas edições da prova, precisamente frente à equipa orientada por Nuno Dias.
Já hoje, o FC Porto fez história ao tornar-se na primeira equipa portuguesa a conquistar a UEFA Youth League, ao derrotar na final, disputada em Nyon, na Suíça, os ingleses do Chelsea por 3-1.
Numa 'vingança' da meia-final da época passada, em que os 'dragões' foram afastados nas meias-finais pelos 'blues', o FC Porto adiantou-se no marcador ainda na primeira parte por Fábio Vieira, aos 17 minutos, ainda permitiu o empate, por Daishawn Redan, aos 53, mas a resposta foi pronta e os portistas chegaram à vitória com golos de Diogo Queirós (55) e de Afonso Sousa (75).
Orientados pelo antigo defesa-esquerdo 'azul e branco' Mário Silva, os 'dragões' sucedem no palmarés ao FC Barcelona, vencedor em 2017/18, precisamente numa final frente ao Chelsea, que soma dois troféus conquistados, tal como os catalães.
Comentários