A conquista da terceira Bola de Ouro por parte de Cristiano Ronaldo colocou a língua portuguesa em destaque na lista de vencedores do troféu atribuído ao melhor jogador de futebol do mundo.

Com o terceiro troféu de CR7, Portugal e Brasil totalizam agora juntos 10 troféus, dividindo entre ambos países cinco Bolas de Ouro, e distanciaram-se dos vencedores de língua inglesa (oito troféus), de língua alemã (sete troféus), de língua holandesa (sete troféus), língua espanhola (sete troféus) e língua francesa (seis troféus).

O primeiro troféu atribuído a um jogador de língua portuguesa foi conquistado por Eusébio da Silva Ferreira, em 1965, numa altura em que o troféu era entregue apenas a jogadores a atuar na Europa. Seguiram-se depois Ronaldo o “fenómeno” em 1997, e Rivaldo, em 1999, antes de Luís Figo, em 2000, receber a segunda Bola de Ouro para Portugal.

Dois anos depois de Figo vencer a Bola de Ouro em 2000, foi a vez de Ronaldo, em 2002, voltar a vencer o troféu desta vez como jogador do Real Madrid. Em 2005, Ronaldinho venceu a Bola de Ouro enquanto que Kaká, em 2007, venceria o troféu antes da primeira vez de Cristiano Ronaldo em 2008.

Com a conquista da terceira Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo colocou a língua portuguesa como o idioma “oficial” dos melhores jogadores do mundo, sem nunca esquecer míticos jogadores como Pelé, Paulo Futre, Rui Costa, Deco, Roberto Carlos, que falavam a língua de Camões mas que não venceram o troféu.

Curiosamente, na página oficial da FIFA a língua portuguesa foi excluída após o Mundial 2014 em detrimento do russo.