Mais um fim de semana com muitos portugueses a deixarem a sua marca no futebol europeu e não só. Houve golos nacionais em Inglaterra e treinadores lusos a conseguirem vitórias importantes no Brasil, Itália e França.

Inglaterra: Bruno e Podence decisivos, Marco Silva perde

Em Inglaterra, Bruno Fernandes foi decisivo na vitória do United diante do City, no dérbi de Manchester. O médio fez o golo do empate dos Red Devils, diante dos Cityzens que contaram com João Cancelo e Bernardo Silva no onze. O City continua no 2.º lugar, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o United, 3.º, com os mesmos 38 do Newcastle.

Decisivo foi também o golo de Daniel Podence que ajudou o Wolverhampton a vencer o West Ham por 1-0. Um golo que tira os Wolves dos lugares de descida por troca com os Hammers. Na equipa de Lopetegui, José Sá, Nelson Semedo, Matheus Nunes, Rúben Neves, João Moutinho e Daniel Podence foram titulares, Toti Gomes entrou no segundo tempo.

Ainda na Premier League, o Arsenal, de Fábio Vieira (entrou aos 90) e Cédric Soares (não convocado) disparou na liderança ao vencer em casa do Tottenham por 2-0, num dos dérbis londrino. Os Gunners lideram com mais oito pontos que o City ao cabo de 18 jornadas. O Fulham, de Marco Silva, teve João Palhinha durante 90 minutos mas perdeu com o sensacional Newcastle por 1-0.

O Chelsea, sem João Félix (cumpre castigo), bateu o Crystal Palace em mais um dérbi londrino e voltou aos triunfos. O Brighton agudizou crise do Liverpool ao bater os Reds (sem Diogo Jota e Fábio Carvalho) por 3-0. A equipa de Klopp é apenas 9.º com 28 pontos em 18 jogos.

Itália: Rafael Leão marca, Mourinho vence

Na Série A, a Roma bateu a Fiorentina por 2-0 e segue no 7.º posto, com 34 pontos, os mesmos de Lazio, quinta, e Atalanta, sexta. O português Rui Patrício titular na baliza ‘romanista.

Ainda em Itália, Rafael Leão marcou mas não evitou o empate do AC Milan diante do Lecce, resultado que permite ao Nápoles distanciar-se na liderança.

França: Lille, de Paulo Fonseca, goleia, PSG perde mas mantém liderança

O Lille, de Paulo Fonseca, parece ter-se reencontrado com os bons resultados. Os Dogs golearam o Troyes por 5-1 e subiram ao 6.º lugar, com 34 pontos em 19 rondas. Tiago Djaló foi titular, José Fonte entrou no segundo tempo. Rony Lopes foi titular no Troyes.

O PSG, com Vitinha e Danilo a titulares e Renato Sanches a entrar no segundo tempo, perdeu com o sensacional Rennes mas mantém a liderança da Ligue 1, agora com mais três pontos que o Lens. O Lyon, de Anthony Lopes, vai de mal a pior: perdeu com o Estrasburgo em casa e é 9.º na tabela . O Mónaco, de Gelson Martins (lesionado) goleou o Ajaccio por 7-1.

Brasil: portugueses vitoriosos nos estaduais

No Brasil disputa-se, neste momento, os campeonatos estaduais. Vítor Pereira estreou-se no banco do Flamengo com uma vitória por 4-1 diante da Portuguesa do Rio de Janeiro, em jogo da primeira jornada do Campeonato Carioca. Ainda no Cariocão, o Botafogo, de Lúis Castro, perdeu com o Audax Rio.

O Palmeiras, de Abel Ferreira, empatou 0-0 com com o São Bento, no Campeonato Paulista, onde o Red Bull Bragantino, de Pedro Caixinha derrotou o Corinthians, antiga equipa de Vítor Pereira.

No Campeonato Baiano, o Bahia de Renato Paiva, somou o segundo triuinfo em outros tantos jogos. António Oliveira entrou a vencer no Campeonato Paranaense com o seu Coritiba.

Outros campeonatos

Na Turquia, um golo nos descontos de Enner Valencia ajudou o Fenerbahce, de Jorge Jesus, a vencer o Gaziantep por 2-1 e manter o 2.º lugar com 38 pontos, menos cinco que o líder Galatasaray.

Nos Países Baixos, Francisco Conceição foi titular no empate do Ajax diante do Twente a zero bolas. O Ajax é 3.º com 32 pontos, menos cinco que o líder Feyenoord.