O passado fim-de-semana trouxe mais uma jornada de campeonatos espalhados pelo globo e onde jogadores e treinadores portugueses estiveram em evidência. Em Inglaterra o destaque principal vai para Matheus Nunes que, com o seu primeiro golo (e que golo) na Premier League, deu os três pontos aos 'Wolves' diante do Chelsea. Quem também brilhou foi Gonçalo Paciência que deu um ponto ao Celta de Vigo de Carlos Carvalhal diante do Sevilla já bem perto do final do jogo. Fora da Europa o destaque vai para Abel Ferreira que conquistou o Campeonato Paulista.

Inglaterra

Na Premier League o Wolverhampton recebeu e venceu o Chelsea por 1-0. Nos Wolves, José Sá, Totti Gomes, Nélson Semedo, Matheus Nunes e Daniel Podence foram titulares, enquanto que nos 'blues' João Félix também alinhou de início. O homem do jogo acabou por ser Matheus Nunes que, com um golaço aos 31 minutos deu a vitória à equipa da casa.

Diogo Jota foi titular no Liverpool na partida diante do Arsenal que terminou empatada a dois; o avançado esteve envolvido no lance do segundo golo dos reds. Já do lado dos 'gunners', Fábio Vieira foi suplente não-utilizado.

O Manchester City foi a Southampton vencer por 1-4 com Rúben Dias como um dos titulares. Para além do central, também Bernardo Silva foi utilizado por Pep Guardiola, tendo entrado em jogo aos 56 minutos.

Quem está na mó de baixo é o Fulham que este fim-de-semana foi derrotado em casa pelo West Ham por 0-1. João Palhinha foi titular na equipa comandada por Marco Silva que somou o seu quarto desaire consecutivo no campeonato.

Espanha

Na liga espanhola foi Gonçalo Paciência a brilhar; o ponta-de-lança do Celta de Vigo ajudou a equipa de Carlos Carvalhal a alcançar um precioso empate em casa do Sevilha com um golo alcançado já no período de descontos.

Pior sorte teve o Bétis de Rui Silva e William Carvalho. A equipa andaluz perdeu em casa diante do Cádiz por 0-2, tendo mesmo acabado a partida com apenas nove jogadores.

Finalmente Samuel Costa contribuiu para a vitória do Almeria diante do Valência de André Almeida . O médio dos 'rojiblancos' fez a assistência para o primeiro golo da formação da casa que acabaria por vencer por 2-1.

França

Em terras gaulesas o Paris Saint-Germain voltou às vitórias ao bater o Nice por 0-2. Danilo, Nuno Mendes, Vitinha e Renato Sanches foram titulares nos parisienses, sendo que este último acabou por ser obrigado a sair devido a lesão. Quem se destacou foi mesmo Nuno Mendes que assistiu Messi para o primeiro da partida.

O Marselha deixou fugir o segundo lugar após empatar a zero em casa do Lorient. Nuno Tavares foi titular, enquanto que Vitinha apenas entrou em campo a oito minutos dos 90.

Quem também teve uma jornada para esquecer foi o Lille. Os comandados de Paulo Fonseca perderam em casa do Angers, último classificado do campeonato, por 1-0, num jogo onde José Fonte e André Gomes foram titulares.

Alemanha

Relativamente à Bundesliga o desempenho português acabou por ser discreto. O Borussia Dortmund, com Raphaël Guerreiro a titular, venceu o Union Berlin de Diogo Leite por 2-1. O central português não saiu do banco de suplentes.

André Silva também foi suplente no RB Leipzig, acabando por entrar na partida diante do Hertha Berlin aos 63 minutos, numa altura em que a sua equipa já vencia por 0-1, tendo sido precisamente esse o resultado final.

Brasil

Em terras de Vera Cruz o destaque foi para os treinadores portugueses. Abel Ferreira venceu o seu primeiro campeonato estadual de S.Paulo, ao vencer o Água Santa no passado domingo por 4-0, após ter sido derrotado na primeira mão por 2-1.

Também Ivo Vieira levantou um troféu ao conquistar o campeonato estadual do Mato Grosso com o Cuiabá. A equipa treinada pelo português venceu na final o União Rondonópolis após vencer os jogos das duas mãos.