Como em todos os fins-de-semana, há muitos portugueses que se destacam pelos campeonatos internacionais. Desde a Premier League aos palcos extra-europeus do Brasileirão, há nomes a destacar que levaram a bandeira nacional além fronteiras.

Alguns portugueses terminaram o fim-de-semana com motivos para sorrir, outros ficaram lembrados pelos piores motivos. Junte-se a nós nesta viagem dos Portugueses lá fora.

Itália: Mais um golo de Leão na jornada em que Mourinho perdeu

O Nápoles venceu a Roma, de José Mourinho, por 1-0 no Estádio Olímpico, na 11.ª jornada da Liga italiana de futebol, recuperando a liderança isolada, com mais três pontos do que o campeão AC Milan.

Na baliza romana esteve o guarda-redes português Rui Patrício, que teve um punhado de intervenções que foram adiando a vitória do Nápoles, que teve no ‘banco’ o internacional português Mário Rui, habitual titular, que, desta vez, não chegou a ser utilizado pelo técnico Luciano Spalletti.

O AC Milan venceu na receção ao Monza, por 4-1, com o quarto golo marcado por Rafael Leão.

A Lazio foi a Bérgamo vencer a Atalanta, por 2-0. No ‘banco’ da Lazio esteve o guarda-redes português Luís Maximiano, ex-Sporting, e internacional sub-21, mas não chegou a ser utilizado pelo técnico Maurizio Sarri.

Torino, nono classificado, causou surpresa ao vencer a Udinese, em Udine, por 2-1. Nem o avançado português Beto, ex-Portimonense, que foi lançado em campo aos 62 minutos a render o nigeriano Isaac Sucess, valeu à Udinese para evitar a derrota.

França: David da Costa dá a vitória ao Lens. Fonseca vence em jogo 'de loucos'

O Lille, treinado pelo português Paulo Fonseca, venceu por 4-3 na receção ao Mónaco, na 12.ª jornada da Liga francesa de futebol, ultrapassando os monegascos no sexto lugar após um jogo ‘de loucos’. Com Tiago Djaló e André Gomes titulares na equipa da casa, Gelson Martins foi suplente não utilizado nos monegascos.

Antes, um golo de Rony Lopes ajudou o Troyes a ‘segurar’ o Lorient, num empate a duas bolas em que também Abdu Conté foi titular na equipa da casa.

Um golo solitário do internacional sub-21 português David da Costa deu a vitória ao Lens no reduto do Marselha. Quanto aos marselheses, que contaram com Nuno Tavares no ‘onze’ titular, continuam numa crise de resultados na Ligue 1, com a terceira derrota seguida.

Toulouse e Estrasburgo empataram a duas bolas, e Xeka foi titular num Rennes que segue em grande forma, somando a quarta vitória consecutiva, desta feita no reduto do lanterna-vermelha Angers (2-1).

O Lyon, com o guarda-redes português Anthony Lopes a titular, ‘sofreu’, mas venceu o Montpellier por 2-1.

O Paris Saint-Germain, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, venceu na visita ao Ajaccio (3-0). Os campeões franceses não contaram com o castigado Neymar e os lesionados Nuno Mendes e Danilo Pereira. Renato Sanches, titular após lesão, deu lugar a Vitinha, aos 62 minutos.

Espanha: Jornada em branco para os lusos

Dois golos do francês Antoine Griezmann permitiram ao Atlético de Madrid ganhar ao Betis em Sevilha, por 2-1. João Félix entrou na equipa visitante, aos 76 minutos, quando a sua equipa ganhava já por 2-0, enquanto William Carvalho e o guarda-redes Rui Silva foram titulares no 'onze' bético.

O Valência, com André Almeida a titular, vai de mal a pior e perdeu em casa com o Maiorca, por 2-1.

Inglaterra: Resultados muitos distintos para os portugueses na Premier League

Arsenal manteve o primeiro lugar, mas, agora, com menos margem para os perseguidores, face ao empate em Southampton (1-1), enquanto o Fulham, dos portugueses Marco Silva e João Palhinha, foi a Leeds vencer por 3-2.

Nos ‘gunners’, o médio luso Fábio Vieira foi opção na reta final, enquanto o compatriota Cédric Soares ainda procura estrear-se na edição 2022/23 da prova e voltou a ficar no banco de suplentes.

Em ‘maus lençóis’ continua o Wolverhampton, por culpa do sétimo desaire consentido na Premier League, desta vez na receção ao Leicester (4-0), que ganhou um novo fôlego na luta pela fuga aos lugares perigosos da tabela. No Estádio Molineux, os lusos José Sá, João Moutinho, Rúben Neves, Matheus Nunes e Daniel Podence foram titulares, enquanto Nélson Semedo foi lançado no decorrer da segunda parte e Gonçalo Guedes não saiu do ‘banco’.

Chelsea e Manchester United empataram a um golo em Stamford Bridge. Os internacionais portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes foram titulares na equipa comandada por Erik Ten Hag, que deixou Cristiano Ronaldo fora das opções, depois do capitão da seleção portuguesa se ter recusado a entrar em campo no duelo com o Tottenham, na última ronda, um comportamento "inaceitável” para o técnico neerlandês.

Um ‘bis’ do futebolista norueguês Erling Haaland revelou-se decisivo para o campeão City bater em casa o Brighton (3-1). No Etihad Stadium, em Manchester, com os lusos João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva de início, os ‘citizens’ regressaram aos triunfos.

O Everton obteve um triunfo esclarecedor na receção ao Crystal Palace (3-0). O lateral esquerdo português Rúben Vinagre não constou na ficha de jogo do lado anfitrião.

O Liverpool saiu derrotado do reduto do Nottingham Forest (1-0), um resultado que permitiu aos anfitriões deixar, provisoriamente, o último lugar da tabela. No conjunto de Merseyside, o português Fábio Carvalho foi titular, enquanto o compatriota Diogo Jota recupera de uma lesão grave nos gémeos de uma das pernas, pelo que ficará afastado dos relvados por um longo período, falhando o Mundial2022.

Alemanha: André Silva marca no empate do Leipzig

O Union Berlim, líder da Liga alemã de futebol, e adversário do SC Braga no Grupo D da Liga Europa, perdeu em casa do último classificado, o Bochum, por 2-1, mas manteve a liderança. De assinalar a titularidade do central português Diogo Leite, ex-FC Porto, que jogou os 90 minutos no lado esquerdo no esquema de três centrais utilizado pelo Union Berlim.

O Borussia Dortmund ‘atropelou’ o Estugarda, chegando ao intervalo já a vencer por 3-0. Na segunda parte, com o jogo resolvido, o Dortmund fez mais dois golos, com o internacional português Raphaël Guerreiro, que seria substituído ao minuto 80 pelo avançado Marius Wolf, a assistir para o quinto golo, de Youssufa Moukoko, aos 72. De referir que o internacional português Tiago Tomás foi titular no Estugarda, mas seria substituído aos 62 minutos pelo avançado colombiano Juan José Perea.

André Silva foi titular no Leipzig e jogou os 90 minutos. O internacional português viu um cartão amarelo aos 21 minutos, mas iniciou a recuperação do Leipzig, aos 73 minutos, na sequência de um passe do médio húngaro Dominik Szoboszlai. O golo do português, que permitiu aos visitantes fazerem o 3-1. A partida terminou empatada a três golos.

Turquia: Vitória para JJ

O Fenerbahçe, treinado pelo português Jorge Jesus, ganhou em Istambul ao Basaksehir por 1-0, em jogo da 11.ª jornada da Liga turca de futebol, que passou a liderar provisoriamente. A jogar no seu estádio, o Fenerbahçe, com o luso Miguel Crespo no ‘onze’, foi claramente mais forte do que o seu rival de Istambul, igualmente candidato ao título, e somou a terceira vitória consecutiva na prova.

Fora da Europa: Sorrisos do Egito ao Brasil

O Zamalek, treinado pelo português Jesualdo Ferreira, voltou a vencer para a Liga egípcia de futebol, superando por 2-0 o Ceramica Cleópatra, em jogo da segunda jornada da competição.

O Palmeiras, orientado pelo treinador português Abel Ferreira, ficou mais perto de conquistar o campeonato brasileiro de futebol, ao vencer em casa o Avaí por 3-0, em encontro da 33.ª jornada.

No mesmo dia, o Corinthians, de Vítor Pereira, venceu por 1-0 no reduto do Santos, graças a um tento de Roger Guedes, aos 89 minutos, num embate em que jogou com menos um desde os 43 (vermelho a Yuri Alberto) aos 60 (expulsão de Lucas Barbosa).