Portugal tem esta temporada a hipótese de fazer história nas competições europeias com a representação de Benfica e Sporting. Encarnados e Leões seguiram em bom plano para os quartos de final da Liga dos Campeões e Liga Europa, respetivamente, com boas perspetivas quanto ao futuro.

Do lado do Benfica, depois de eliminarem o Club Brugge, segue-se agora o lado dos 'outsiders' sem os tubarões Real Madrid, Bayern Munique, Manchester City e Chelsea no alinhamento até à final da Champions em Istambul. O adversário dos quartos de final é o Inter de Milão, que eliminou o FC Porto na ronda anterior.

Do lado do Sporting, as expectativas ficaram elevadas com a eliminação do Arsenal em pleno Emirates. Ainda assim, a tarefa continua bastante desafiante com a Juventus nos quartos de final e, em caso de passagem, um encontro com Manchester United/Sevilha nas meias-finais.

Com o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, começaram a surgir as habituais previsões e já houve um Supercomputador que apontou as probabilidades de Benfica e Sporting erguerem os troféus europeus, com... a mesma percentagem atribuída. Os resultados foram apresentados através de um estudo do portal Five Thirty Eight.

Na Liga dos Campeões, os comandados de Schmidt têm uma probabilidade de 10%, aparecendo ainda assim à frente de clubes como o Inter (10%), Chelsea (5%) e AC Milan (3% ). No topo da lista está o Manchester City de Bernardo Silva e Rúben Dias, apontado como favorito com 28% de chances. De referir que o detentor do troféu, Real Madrid, está fora do pódio, com apenas 13% de hipóteses. De referir ainda que no jogo dos quartos de final frente ao Inter, os encarnados têm 56% de hipóteses de seguir em frente.

Na Liga Europa, os comandados de Rúben Amorim contam com uma probabilidade ligeiramente superior (13%), e em igualdade com a Juventus, o que traz um teórico grande equilíbrio na próxima eliminatória. De referir que a AS Roma de José Mourinho se encontra atrás com apenas 11% de hipóteses, enquanto que o favorito apontado é o Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot com 24% de chances. Um dos crónicos vencedores, Sevilha, tem apenas 4% de possibilidades.