A 17 de outubro do ano passado, Neymar lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo num jogo da seleção brasileira. Até então, o avançado tinha cumprido cinco jogos pelo Al-Hilal desde a chegada à Arábia Saudita.

Sabia-se, à partida, que a recuperação seria longa. Passou-se quase um ano. Segundo o jornal A Marca, tem aumentado a impaciência do clube saudita, orientado por Jorge Jesus, mas também da Saudi Pro League. O jornal espanhol justifica o desagrado das duas entidades com algumas publicações do internacional brasileiro nas redes sociais. Segundo fontes citadas pelo jornal, o Al-Hilal estará "cansado" da atitude de Neymar, aparentemente com uns quilos a mais pela ausência de competição, que tem treinado com os restantes colegas embora a um ritmo mais leve, diz 'A Marca', em Riade.

Ninguém sabe ao acerto quando voltará Neymar, há quem fale num mês de recuperação, mas é certo que até janeiro o craque não disputará qualquer jogo na Liga Saudita, um vez que não está inscrito. Caso recupere até lá, há a possibilidade de disputar partidas da Liga dos Campeões Asiática e Taça do Rei, uma vez que nestas competições não há limites de utilização de jogadores estrangeiros. Fator que pesou no momento da decisão de excluir Neymar da Liga até janeiro.

“Neymar é uma peça importante para o Al-Hilal e para a Liga. No entanto, ainda não podemos determinar uma data exata para o seu retorno. A situação será reavaliada no começo do ano“, disse recentemente Jorge Jesus numa conferência de imprensa.

Neymar foi contratado no verão de 2023 por duas temporadas, mas até agora, pelo Al-Hilal, disputou apenas cinco partidas. Tendo em conta que foi contratado ao PSG por cerca de 100 milhões de euros, pode dizer-se que o avançado canarinho custou 20 milhões de euros por jogo. Está explicada, em parte, a pressa do Al-Hilal e do futebol saudita. Não está?

Desportivamente, a ausência de Neymar pouco ou nada se tem sentido. O clube é campeão saudita, venceu a Taça do Rei e a Supertaça, ficando apenas a faltar a Liga dos Campeões Asiática, prova em que acabou eliminado nas meias-finais.