No Clássico de todos os clássicos, é o Barcelona quem dita a lei esta noite em Camp Nou. Perante o Real de Mourinho, Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho, os catalães dominaram a primeira parte e raramente deixaram os merengues criar perigo.

Ao ataque desde o primeiro minuto, o Barcelona não demorou a encontrar o caminho do golo. Depois de Messi atirar ao poste aos 6’, Iniesta descobre a desmarcação de Xavi no coração da área e o ‘cérebro’ dos blaugrana bate Casillas com um desvio cheio de classe para o 1-0, quando estavam cumpridos 10 minutos de jogo.

O Real Madrid não se deixou abater e esboçou uma boa reacção, liderada por Ronaldo e Di María, mas o Barcelona infligiu novo golpe duro nos merengues. Aos 18’, Pedro marca na sequência de uma excelente jogada colectiva dos catalães. Depois de mais de um minuto a trocar a bola, Xavi descobre Villa no flanco esquerdo, este dribla Sérgio Ramos e cruza para o desvio certeiro do extremo para o 2-0.

Era a expressão cruel do domínio do Barcelona, que precisou de apenas três ocasiões para fazer dois golos. No entanto, a pressão alta e excelente circulação de bola dos catalães sufocou o jogo do Real, reduzido a alguns contra-ataques. 

Ronaldo é o mais inconformado do Real Madrid, embora já se tenha envolvido numa picardia com Valdés e Pep Guardiola, que lhe custou um cartão amarelo. O português quase marcou de livre (35’) e reclamou penálti (38’), mas o árbitro assim não entendeu.

Restam 45 minutos a José Mourinho para operar uma surpreendente reviravolta na cidade condal e evitar a derrota do Real Madrid.