Cristiano Ronaldo foi o futebolista que mais faturou em publicidade em 2013. O internacional português ocupa a 9.ª posição dos desportivas que mais ganhou com os patrocínios, sendo o único futebolista do top ten. O craque do Real Madrid recebeu 15,5 milhões de euros, o mesmo valor de Leonel Messi.

O estudo realça o palmarés do capitão da seleção portuguesa, assim como outros aspetos que ajudam na rentabilização, como o número de seguidores no twitter (perto de 23 milhões), os contratos com marcas de prestígio (vestuário, refrigerantes, jogos eletrónicos, lubrificantes, bancos).

A lista elaborada pela Opendorse, agência especializada em medição de sponsorização, é liderada pelo golfista norte-americano Tiger Woods, que arrecadou 47,8 milhões de euros em 2013, tantos quantos o tenista suíço Roger Federer.

Maria Sharapova é a única mulher na lista. A tenista russa aparece à frente de CR7, com 16,9 milhões de euros. Do top ten, destacam-se três tenistas, dois golfistas e dois basquetebolistas.

A lista engloba os cem desportistas que mais ganharam com publicidade ao longo de 2013 e que, segundo a Opendorse, representam 70 por cento dos cerca de 810 milhões de euros que anualmente são gastos em sponsorização de atletas.

Atleta      Modalidade    ganhos

1º Tiger Woods - Golfe - 47,8*

2º Roger Federer - Ténis - 47,8

3º Phill Mickelson - Golfe - 32,4

4º LeBron James - Basquetebol - 30,9

5º Kobe Bryant - Basquetebol - 25

6º Mahendra Singh - Críquete - 20,6

7º Usain Bolt - Atletismo - 17,7

8º Maria - Sharapova - Ténis 16,9

9º Cristiano Ronaldo - Futebol - 15,5

10º Rafael Nadal - Ténis - 15,5

* Valor em milhões de euros