O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, considerou hoje que a “opacidade no desporto atrai os piores e afasta os melhores” e saudou as iniciativas que promovem a reflexão e a transparência.

Rui Moreira falava na sessão de abertura de um debate sobre integridade no desporto, no Palácio da Bolsa, no âmbito do evento Sport Integrity Week 2023, promovido pela SIGA (Sport Integrity Global Aliance), em 35 cidades de 21 países.

O autarca considerou “gratificante” e “oportuna” uma conferência que “pugna pela ética no desporto” e aborda valores essenciais como a “integridade, equidade, verdade desportiva, justiça e fair-play, valores que devem estar sempre presentes”.

“É muito gratificante receber uma conferência em que se pugna pela ética”, referiu ainda Rui Moreira, referindo-se ao debate com vários agentes desportivos sobre Integridade no Desporto Os (novos) desafios, a decorrer no Palácio da Bolsa.

Emanuel Medeiros, diretor executivo da SIGA – uma organização mundial destinada a promover a integridade no desporto – traçou um paralelismo entre os valores do Porto, ‘mui nobre, leal e invicta cidade’, e os do organismo que dirige.

A conferência, com oradores ligados à indústria desportiva e justiça, abre espaço ao debate sobre as melhores práticas para a integridade e transparência no desporto, bem como a sua governação, fomentando a aculturação de um ecossistema desportivo sustentável e fiável.