Mais um fim-de-semana positivo para os portugueses nos principais campeonatos europeus, com algumas vitórias surpreendentes, empates saborosos e alguns golos. Mas nem tudo foram 'rosas'.

Espanha: William Carvalho ajuda Setien a fazer história no Camp Nou

Na Liga Espanhola o destaque vai para a vitória do Bétis em Camp Nou frente ao líder Barcelona por 4-3. Quique Setién, um dos melhores treinadores da atualidade em Espanha e fã confesso do modelo de jogo dos catalães, montou uma equipa capaz de bater a formação de Valverde, com o contributo de William Carvalho. O ex-Sporting fez a assistência para o 1-0, de Junior Firpo e iniciou a jogada do 2-0, apontado pelo veterano Joaquin.

Kevin Rodrigues não saiu do banco na vitória da Real Sociedad no terreno do Levante, numa vitória que permite aos bascos galgarem até ao 10.º posto. O Valência, com Guedes durante 85 minutos (saiu para dar lugar a outro português, Rúben Vezo), venceu no terreno do Getafe, de Antunes (jogou 90 minutos) por 1-0 e subiu ao 15.º posto da tabela classificativa.

Gelson Martins foi lançado aos 56 minutos por Simeone na vitória dos 'colchoneros' ante o Athletic Bilbao por 3-2 e alcançou o Sevilha de Carriço e André Silva no segundo posto com 23 pontos, a um do Barcelona. Os andaluzes, com Carriço e André Silva durante 90 minutos, bateram o Espanhol por 2-1.

Já o Rayo Vallecano de Bebé (entrou aos 85 minutos) empatou com o Villarreal mas continua no penúltimo lugar da Liga Espanhola, com sete pontos em 12 jogos.

Ingalterra: Bernardo Silva ajuda Guardiola a vencer Mourinho e segue na liderança isolada

O fim-de-semana futebolístico ficou também marcado por mais um duelo entre José Mourinho e Pep Guardiola, com o catalão a levar a melhor. No jogo grande da 12.ª jornada da Premier League, o Manchester City venceu o Manchester United por 3-1, com Bernardo Silva a ser decisivo com duas assistências, para os golos de David Silva e Ilkay Gundogan. Os 'citizens' seguem isolados na liderança com 32 pontos, os 'red devils' são 8.º com 20.

Mas os outros dois técnicos lusos na Premier League tiveram uma ronda positiva: O Everton de Marco Silva foi até Londres empatar com o Chelsea a zero bolas e mantém o 9.º lugar. O Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que contou com Rui Patrício, Rúben Neves, João Moutinho, Ivan Cavaleiro e Hélder Costa, empatou no Emirates com o Arsenal a uma bola. Ivan Cavaleiro fez o tento dos 'wolves', que assim mantém o 11.º posto.

O Leicester, com Ricardo Pereira no onze mas sem Adrien Silva, empatou na receção ao Burnley e é 10.º, com mais um ponto que o 'Wolves' e menos dois que o Everton. O Southampton de Cédric empatou a uma bola com o Watford de Domingos Quina.

Itália: Mais um de CR7 no Juventus - AC Milan

Em Itália, Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo em mais um jogo da Juventus. O internacional português marcou um dos golos, na vitória da 'Vecchia Signora' frente ao AC Milan. O 2-0 nasce de um cruzamento de Cancelo, também ele titular, que a defensiva milanesa não conseguiu afastar. A 'Juve' continua na liderança, com 34 pontos, o AC Milan é 5.º com 21.

O Inter de João Mário (não saiu do banco) foi goleado por 4-1 pela Atalanta e ficou mais longe da liderança. Aproveitou o Nápoles de Mário Rui (jogou os 90 minutos nos napolitanos) para vencer o Génova de Miguel Veloso (jogou 58 minutos) e subir ao segundo lugar com 28 pontos, mais três que o Inter.

França: 'Armada' portuguesa do Lille empata mas mantém 2.º lugar, Mónaco arrasado pelo PSG

O Lille, com José Fonte, Xeka e Rui Fonte a titulares, (Edgar Ié não foi convocado e Rafael Leão entrou aos 58 minutos) continua a sua boa campanha em França. Apesar do empate em casa com o Strasbourg, o Lille mantém o segundo lugar, agora com mais um ponto sobre o Montpellier mas já com menos 13 pontos que o PSG. Os campeões franceses bateram o Mónaco de Pelé por 4-0 e somaram o 13.º triunfo em 13 jogos. Os monegascos são penúltimo, com os mesmos sete pontos do último, o 20 Guingamp.

O Lyon, com Anthony Lopes, venceu o 'lanterna vermelha', Guingamp por 3-2 e mantém o quarto lugar. Rebocho foi titular no último colocado da Liga Francesa e fez uma assistência para golo.

Alemanha: Borussia Dortmund 'afunda' Bayern Munique

Foi do banco que Raphael Guerreiro viu o Borussia Dortmund reforçar a liderança da Bundesliga. No jogo grande da 11.ª ronda, o Dortmund recebeu e bateu o Bayern Munique de Renato Sanches (entrou aos 74 minutos) por 3-2, com reviravolta no resultado. Robert Lewandowski fez os tentos dos bávaros, mas um bis de Marco Reus e um golo de Paco Alcácer selou a vitória dos atuais líderes da Liga Alemã. O Dortmund tem 27 pontos, mais quatro que Borussia Mönchengladbach e mais cinco que o RB Leipzig. O Bayern Munique é 5.º com 20 pontos.

O Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca continua a sua caminhada rumo à revalidação do título. Este fim-de-semana, a formação de Donetsk venceu em casa do Vorskla Poltava, adversário do Sporting na Liga Europa, e chegou aos 40 pontos, mais oito que o Dinamo Kiev.

Na Grécia o Olympiacos de Pedro Martins, com José Sá e Podence a titulares, (Roderick Miranda não saiu do banco) empatou com o Panathinaikos a uma bola e segue na 3.ª posição com 20 pontos, a três do PAOK de Vieirinha, líder isolado.

Os campeonatos vão parar durante duas semanas para os compromissos das seleções.