As principais seleções da Europa e da América do Sul aproveitarão a janela de jogos internacionais de março, entre esta quinta e terça-feira da próxima semana, para realizar os últimos testes importantes antes do Campeonato da Europa e da Copa América.
Os treinadores poderão realizar os seus ensaios nesses duelos amigáveis, dos dois lados do Atlântico, para definir as listas de convocados para essas competições, que acontecerão entre junho e julho na Alemanha e nos Estados Unidos, respectivamente.
Estreia complicada de Dorival Júnior no Brasil
Para um dos técnicos será uma janela especial: Dorival Júnior, substituto de Fernando Diniz, fará a sua estreia no comando da Seleção Brasileira com dois duelos difíceis, contra Inglaterra e Espanha.
Em relação à lista anunciada no dia 1º de março, o Brasil teve que fazer alterações devido a diversas lesões. Ederson, Marquinhos, Gabriel Martinelli, Casemiro e Gabriel Magalhães saíram da lista inicial, o que complica a tarefa do treinador, que antes teve que excluir outras lesionados importantes, como o guarda-redes Alisson Becker e o craque Neymar.
"Quero deixar claro que nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Tem que ser contínua e pautada no reconhecimento do que os atletas fizeram em anos e mereceram", disse Dorival no início do mês.
Amigável contra o racismo
O primeiro teste será no sábado, em Wembley, contra a Inglaterra, antes de visitar a Espanha, no Santiago Bernabéu, na terça-feira. Este amigável foi organizado, após um acordo entre as federações brasileira e espanhola em junho passado, como uma partida dedicada à luta contra o racismo, em resposta aos episódios de insultos racistas sofridos por um dos destaques da seleção canarinha, o avançado Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid.
A Espanha já terá jogado contra uma seleção sul-americana nesta janela de março, já que na sexta-feira enfrenta a Colômbia em Londres, que também jogará na capital espanhola na terça-feira, dia 26, no seu caso num amigável contra a Roménia.
Mas não serão apenas o Brasil e a Colômbia a ter jogos em Espanha. O Uruguai vai defrontar a seleção regional do País Basco num amigável no sábado, três dias antes de medir forças com a Costa do Marfim em Lens, França.
Argentina novamente sem Messi
A tricampeã mundial Argentina disputará dois amigáveis nos Estados Unidos: na sexta-feira contra El Salvador, em Filadélfia, e na terça-feira, em Los Angeles, contra a Costa Rica. No entanto, a sua estrela maior, o avançado Lionel Messi, não jogará estas duas partidas nesta janela internacional devido a uma lesão muscular.
O craque de 36 anos, que joga precisamente nos Estados Unidos, no Inter Miami, já tinha perdido um jogo na digressão do seu clube por Hong Kong, o que gerou grande desconforto entre os adeptos locais. As autoridades chinesas recusaram-se então a receber dois jogos que a Argentina iria disputar no seu país em março, contra Nigéria e Costa do Marfim.
É por isso que a viagem aos Estados Unidos foi um "plano B" depois da decisão da China. Além de Messi, o atacante da Roma, Paulo Dybala, também não estará nessa digressão pelos Estados Unidos.
Itália visita os EUA
Várias seleções latino-americanas jogarão na próxima semana nos Estados Unidos, país organizador da Copa América.
É pouco comum ver uma potência europeia nos Estados Unidos e a Itália cruzou o oceano para enfrentar a Venezuela em Miami, esta quinta-feira, e o Equador, em Nova Jersey, no domingo.
O central Francesco Acerbi foi dispensado desta digressão dos italianos na segunda-feira após ser acusado de proferir insultos racistas contra o central brasileiro Juan Jesus, numa partida da Serie A.
Equador e Venezuela também terão o mesmo adversário na outra partida desta janela, a Guatemala, a quem enfrentarão na quinta-feira em Nova Jersey e no domingo em Houston, respectivamente.
França sem Griezmann, o 'eterno'
O Chile iniciará a sua tournée europeia contra a Albânia, em Itália, na sexta-feira, e na terça-feira visitará a França, em Marselha. Neste encontro, os franceses comandados pelo técnico Didier Deschamps, não poderão contar com o avançado e titular absoluto Antoine Griezmann, devido a uma lesão.
O atual melhor marcador do Atlético de Madrid disputou todos os jogos dos 'Bleus' desde um duelo contra a Inglaterra em 2017. Griezmann interrompe a sua sequência de encontros consecutivos com a camisola da França com a incrível marca de 84 jogos seguidos.
A anfitriã do Euro2024, a Alemanha, medirá forças nesta janela com França e Holanda, enquanto a Inglaterra, além do duelo contra o Brasil, terá pela frente a Bélgica.
Portugal terá como adversária a Suécia esta quinta-feira, embora sem Cristiano Ronaldo, que a princípio disputará o amigável na visita à Eslovênia, na terça-feira.
Comentários