Dezembro já começou, o que significa que o ano está perto de chegar ao fim, mas o futebol continua ao rubro. O calendário está bastante preenchido para os ‘três grandes’ que competem em várias competições e, por isso, não vão ter muitos dias de descanso até que 2025 toque à porta.
O Sporting tem pela frente uma sequência de seis jogos, entre duelos para a Primeira Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Até ao momento, os leões estão bem posicionados nas várias competições, mas sofreram duas derrotas nas últimas partidas. Resta saber se a equipa leonina vai conseguir dar a volta e regressar às vitórias ou vai permitir que os maus resultados se instalem.
O primeiro duelo que a formação orientada por João Pereira vai precisar de ultrapassar é diante do Moreirense, a contar para a 13.ª jornada do campeonato, na próxima quinta-feira. Depois do desaire frente ao Santa Clara, o Sporting precisa de sair vitorioso de Moreira de Cónegos para consolidar a vantagem no topo da tabela, já que os rivais aproveitaram o deslize para se aproximarem da liderança.
Ao fim de cinco dias, os verdes e brancos voltam a entrar em ação, desta vez para a sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. A partida será contra o Club Brugge, que tem menos três pontos do que o Sporting na tabela classificativa. O emblema belga empatou frente ao Celtic no último duelo europeu, mas foi ligeiramente superior ao longo do jogo. Em contrapartida, a equipa portuguesa recebeu o Arsenal e foi goleada por 1-5, mantendo os dez pontos.
No regresso à liga portuguesa, os leões vão receber o Boavista na 14.ª jornada, no dia 14 de dezembro. O duelo com os axadrezados antecede a partida dos oitavos de final da Taça de Portugal com o Santa Clara, podendo levar a que João Pereira faça alguma gestão no plantel. Ainda assim, é importante que o Sporting garanta os três pontos, não só devido à revalidação do título nacional, mas também do ponto de vista da confiança do plantel.
No duelo seguinte, a equipa leonina volta a encontrar o Santa Clara, desta vez para a eliminatória da Taça de Portugal, e quererá sair vitorioso para que possa seguir em frente na prova rainha. O jogo vai ter lugar no Estádio de Alvalade e será determinante para o sucesso dos objetivos da temporada, já que na época passada perderam na final diante do FC Porto.
O jogo seguinte volta a ser referente à Primeira Liga e será contra o Gil Vicente, para a 15.ª jornada. A esta altura, resta saber se o Sporting voltou à sequência de vitórias, conseguindo manter os rivais longe do topo da tabela, ou se voltou a escorregar e perdeu a liderança do campeonato.
Já depois da quadra natalícia, é tempo de regressar à liga portuguesa e defrontar o Benfica no dérbi lisboeta. No dia 29 de dezembro, Alvalade vai receber os eternos rivais para o primeiro duelo da temporada entre os dois emblemas e será uma luta acesa pelos três pontos. Caso vença, vai ser uma excelente forma de terminar o ano civil para os leões, com confiança para começar 2025 com o pé direito.
A quantidade de jogos num curto espaço vai ser desafiante para qualquer equipa, ainda para mais porque o Sporting joga em várias frentes. Por essa razão, será fundamental que o treinador leonino faça uma boa gestão do plantel para que os resultados não sejam comprometidos.
Comentários