A UEFA lançou, esta quarta-feira, o 'Take Care', um programa inovador que utiliza o poder do futebol para promover e criar estilos de vida mais saudáveis e hábitos positivos. Roberto Martínez, selecionador de Portugal, foi protagonista do primeiro módulo, sobre o tema 'atividade física'.
Desenhado para servir federações de futebol, ligas, clubes e também escolas, o programa 'Take Care' irá proporcionar ferramentas importantes a treinadores, progenitores, cuidadores e professores, a acordo com a FPF.
Alinhado com a política de saúde e bem-estar da UEFA, e um dos 11 eixos da Estratégia de Sustentabilidade do Futebol da UEFA para 2030, o programa tem como objetivo mobilizar a comunidade do futebol para promover uma saúde melhor, fomentar estilos de vida ativos e reforçar o compromisso dos jogadores de todos os escalões etários.
O 'Take Care' inclui um total de seis módulos que abordam temas interligados: atividade física, nutrição, saúde mental, dependência digital, sensibilização para o uso de substâncias e segurança rodoviária.
Cada módulo contém um estudo científico produzido por um especialista, cartazes, um podcast, um documentário com histórias pessoais e inspiradoras de lendas do futebol, e uma sessão educativa, na qual serão dados exemplos concretos para aplicação na vida quotidiana.
Para assinalar o lançamento do primeiro módulo, esta quarta-feira, a UEFA organizou em Nyon uma mesa redonda que juntou o internacional português Nani, Campeão da Europa por Portugal em 2016 e vencedor da Liga dos Campeões com o Manchester United em 2007, a Pia Sundhage, Selecionadora da Suíça, e a Valter Di Salvo, Diretor de Performance e Ciência do Futebol da Academia Aspire e da Federação de Futebol do Qatar. O português Pedro Pinto foi o moderador do debate.
No que respeita ao primeiro módulo, contou com o Selecionador de Portugal, Roberto Martinez, como protagonista, tanto do documentário como do podcast. O técnico da equipa das Quinas surgiu entre outros nomes conhecidos do futebol, como o internacional sueco Zlatan Ibrahimovic e a internacional espanhola Olga Carmona.
Comentários