O Comité Executivo da UEFA reuniu esta quarta-feira na sede do organismo, em Nyon, na Suíça. Desta reunião saíram várias alterações às competições que já foram reveladas no site da UEFA.

A Liga dos Campeões Feminina foi a competição que sofreu mais alterações. A partir da temporada 2021/2022, os clubes das eliminatórias 1 e 2 vão passar a ser divididos em campeões - os vencedores dos campeonatos nacionais -, e caminhos da liga.

Esses clubes vão disputar uma nova fase de grupos que incluiu 16 equipas, em quatro grupos com quatro equipas cada um. Os dois primeiros classificados de cada grupo passam aos quartos-de-final da prova.

Qualificação Europeia e Mundial 2022 terá VAR

A fase de qualificação para o próximo campeonato do mundo também foi alvo de algumas mudanças. Os dez vencedores da fase de grupos da qualificação europeia ficam diretamente apurados para a fase final da prova.

A estas dez seleções juntam-se outras três saídas de um play-off que coloca frente a frente os dez segundos classificados dos grupos e os dois melhores vencedores dos grupos da Liga das Nações (que não se qualificarem diretamente).

Para determinar as três seleções que passam à fase final da prova vão ser disputados três play-offs com duas meias-finais cada, disputadas a uma mão. Os vencedores de cada meia-final encontram-se na final, os três vencedores dessas finais apuram-se para o Mundial 2022.

A UEFA decidiu ainda alargar o videoárbitro aos play-offs da qualificação europeia, a disputar em março de 2020, para o EURO2020, e em 2022, para o Mundial 2022 - sendo que a última depende da aprovação da FIFA. Esta será a primeira vez que uma fase de apuramento vai ter a aplicação do VAR.

O VAR vai ser utilizado já em março de 2020, nos ‘play-offs’ de acesso à fase final do Euro2020, prova que vai decorrer pela primeira vez em 12 cidades de 12 países diferentes e para a qual Portugal, detentor do troféu, já está qualificado.

A próxima reunião do Comité Executivo da UEFA ficou agendada para 02 de março de 2020, em Amesterdão, na Holanda.

Outras decisões

A UEFA aprovou também nesta reunião o novo formato de sorteio da Liga das Nações, que tinha sido proposto em setembro deste ano. O sorteio ficou ainda marcado para 3 de março de 2020, em Amesterdão.

Desta reunião saiu igualmente a decisão de realizar a Liga dos Campeões de Futsal do próximo ano em Minsk. Será a primeira fase final da prova a ser disputada em terreno neutro e contará com Barcelona, KPRF, Murcia FS e Tyumen, como finalistas. Disputa-se entre 23 e 26 de Abril.

Por fim, foi também confirmado o calendário para o Europeu Feminino de 2021. A prova ainda não tem local definido, mas já se sabe que vai decorrer de 7 de Julho a 1 de Agosto de 2021, com a final a ser disputada no Estádio de Wembley, em Londres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.