com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

UEFA prepara mudanças no Fair-Play Financeiro: clubes vão poder gastar mais

O 'Gazzetta dello Sport' adianta que o organismo europeu prepara grandes alterações ao mecanismo.
UEFA prepara mudanças no Fair-Play Financeiro: clubes vão poder gastar mais

O Fair Play Financeiro como o conhecemos pode estar perto do fim: de acordo com a imprensa italiana a UEFA prepara-se para fazer alterações significativas ao mecanismo, permitindo que os clubes mais poderosos gastem mais.

A notícia foi avançada pelo 'Gazzetta Dello Sport' na última quarta-feira, com o jornal italiano a colocar mesmo a hipótese do Fair Play Financeiro ser abolido.

A decisão será uma resposta ao impacto que a pandemia tem tido nos clubes por toda a Europa, e que já levou à suspensão do Fair-Play Financeiro desde o início da crise COVID-19.

Mais detalhes só deverão ser conhecidos depois da UEFA reunir com o Parlamento Europeu, na próxima sexta-feira.

De recordar que o FC Porto é um dos clubes sob o Fair-Play financeiro, ainda que os dragões esperem sair do mecanismo no final da época.

"Reafirmamos: assim a pandemia o permita, o FC Porto irá sair do Fair-Play financeira no final desta época", disse Francisco J. Marques, no passado mês de janeiro.

O Fair-Play Financeiro foi ainda razão para a UEFA banir o Manchester City das competições europeias em 2020/2021 e 2021/2022 em fevereiro de 2020, decisão que acabou revertida pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) em julho do ano passado.

Também o AC Milan, de Itália, foi afastado das competições europeias na época 2019/2020 depois de violar as regras do ‘fair-play' financeiro, uma decisão da UEFA que seria ratificada em junho de 2019 pelo TAS.

O Fair-Play Financeiro entrou em ação em 2011, de forma a travar gastos excessivos dos clubes, ou seja, que gastassem mais do que tinham. O objetivo era que os clubes não contraíssem dívidas que pudessem colocar a sustentabilidade das equipas em risco.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.