O futebol vai sofrer várias alterações esta temporada. A Federação Portuguesa de Futebol divulgou algumas das alterações aprovadas pela International Football Association Board  (IFAB). O jornal OJogo reuniu as principais alterações às regras do futebol que vão entrar em vigor já esta temporada.

Os árbitros, os jogadores e o fora de jogo são os principais temas em destaque, com alterações que vão ter impacto dentro do relvado. De acordo com o International Board, será permitido até um máximo de cinco substituições em todos os campeonatos, exceto os de primeiro escalão e seleções A. Os encontros amigáveis passam a ter substituições ilimitadas nos escalões não profissionais.

Em relação a arbitragem o International Board reitera que a decisão do árbitro é final e que não tem qualquer tipo de contestação. Os juízes têm também o ‘poder’ de expulsar qualquer elemento das áreas técnicas com a exceção de elementos da equipa médica.

Há também mudanças no que diz respeito ao fora-de-jogo.  Um jogador que se mova de, ou se encontre em posição de fora-de-jogo, esteja no caminho do adversário e interfira com o movimento deste em relação à bola, se tal tiver impacto na capacidade do adversário jogar ou disputar a bola, é considerado posição irregular. Esta regra já chegou a ser utilizada num encontro do Sporting quando o árbitro anulou o golo de Rony Lopes na apresentação dos ´leões` frente ao Mónaco.

E mais: um jogador que, estando em posição de fora-de-jogo, se movimente em direção à bola com a intenção de a jogar e sofrer falta antes de a jogar ou a tentar jogar, ou esteja a disputar a bola com um adversário, a falta será assinalada, uma vez que tal ocorreu antes da infração de fora de jogo.

Pontapés na bola podem dar origem a grandes penalidades

Uma das alterações aprovadas pelo International Board remete para a marcação de faltas por ações de futebolistas. Na eventualidade de um jogador arremessar algum objetivo (bola incluída) com intenção de atingir outro adversário é penalizado com um livre direto na zona onde o objeto foi atirando.

Na prática, se num momento de distração/desentendimento, um jogador tentar atingir um adversário com a bola de forma propositada (quando o jogo estiver interrompido) é penalizado. Se for dentro da área será marcado um penálti.

Outra mudança prende-se com o começo e recomeço de jogo. No pontapé de saída, todos os jogadores, exceto o que executa o pontapé de saída, devem encontrar-se no seu próprio meio-campo. Além disso, pode ser marcado um golo à equipa adversária diretamente a partir do pontapé de saída; se a bola entrar diretamente na baliza do executante, é marcado um pontapé de canto a favor da equipa adversária.

*Artigo corrigido e atualizado às 20h20

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.