Cumpre-se esta terça-feira o 15.º aniversário do golo do 'herói de Alkmaar', Miguel Garcia.

O antigo lateral direito do Sporting entrou para sempre na história do clube leonino, quando aos 120 minutos de jogo na Holanda frente ao AZ Alkmar fez de cabeça o golo de que deu a passagem à final da Taça de UEFA de 2004/05. O jogo decisivo iria precisamente disputar-se em casa dos verdes e brancos.

As memórias permanecem na cabeça dos sportinguistas. Muito emoção e com o coração na boca, muitos já tinha apagado a televisão...Quem aguentou pôde presenciar história.

O então lateral de 22 anos de idade fez o golo da festa no estádio De Alkmaarderhout. O Sporting acabaria por beneficiar dos golos apontados em casa, depois da vitória por 2-1 em Alvalade estava José Peseiro no comando técnico.

Veja o vídeo

Os leões acabaram por perder por 3-2, mas o golo ao cair do pano foi suficiente para selar o apuramento para a final.

Kenneth Pérez abriu o marcador para o AZ, mas Liedson estabeleceu a igualdade antes do intervalo. Huysegems na segunda parte colocou a equipa da casa em vantagem e tinha que haver um tira-teimas no prolongamento.

Aos 109 minutos, Jaliens fez o 3-2 e o sonho parecia já longínquo. Contudo, a festa chegou ao minuto 120+2. Canto de Tello e Miguel Garcia a dar o apuramento aos leões. Nas imagens é notória a desilusão de Co Adriaanse que viria a ser treinador do FC Porto.

Contudo, a alegria seria de pouca dura, já que o Sporting acabaria por perder a final em casa frente ao CSKA de Moscovo.

Recorde o onze dos leões nesse encontro:

Ricardo; Miguel Garcia, Anderson Polga, Beto, Rui Jorge (Niculae, 110’); Custódio, Rochemback (Pedro Barbosa, 86’), João Moutinho; Sá Pinto, Douala (Rodrigo Tello, 75’), Liedson.

Suplentes: (Niculae, 110’), Rodrigo Tello (75’), Pedro Barbosa (86’)

Treinador: José Peseiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.