O guarda-redes internacional suíço Yann Sommer, do Inter Milão, anunciou a sua retirada da seleção nacional, pela qual se estreou em 2012, informou hoje em comunicado a Federação Suíça de Futebol (ASF).

“Após uma reflexão cuidadosa, decidi terminar a minha carreira como guarda-redes da seleção suíça. Foi uma grande honra e um privilégio poder representar o meu país ao mais alto nível durante 12 anos, em 94 jogos internacionais”, adianta Sommer, de 35 anos, em declarações divulgadas no site oficial do organismo.

Sommer retira-se como o guarda-redes com mais jogos na história da seleção suíça: o último dos seus 94 jogos internacionais foi a eliminação no desempate por grandes penalidades nos quartos de final do Euro2024 contra a Inglaterra, em 06 de julho, em Düsseldorf.

“Com a conclusão de mais uma grandiosa fase final do Campeonato da Europa na Alemanha, onde anteriormente passei anos inesquecíveis na Bundesliga [Borussia Mönchengladbach e Bayern Munique], chegou a hora de me despedir”, refere Sommer citado no comunicado da ASF.

Sommer estreou-se pela seleção suíça em 30 de maio de 2012, aos 23 anos, sob o comando do treinador Ottmar Hitzfeld, durante um jogo contra a Roménia, em Lucerna, e desde a retirada de Diego Benaglio, após o Mundial de 2014, tem sido o guarda-redes titular dos helvéticos.