A seleção brasileira de futebol bateu hoje a Zâmbia por 2-0, em jogo particular disputado no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, num encontro em que Neymar voltou a ser a “estrela” da equipa.
Frente à Zâmbia, que falhou a terceira fase de apuramento da zona africana para o Mundial2014 – como segunda do seu grupo, atrás do Gana, - os brasileiros foram superiores, mas mostraram excessiva dependência de Neymar.
Foi dos pés do avançado do FC Barcelona que saíram quase sempre as melhores jogadas do encontro, no qual Ramires e David Luiz entraram a titulares, mas apenas na segunda parte é que a equipa de Luís Felipe Scolari chegou ao golo.
O técnico “canarinho” mexeu ao intervalo, colocando Hulk, Jô e Oscar, e foi este último, jogador do Chelsea, que desfez o nulo: um pontapé de fora de área desviou num defesa e fez a bola passar por cima do guarda-redes de Mweene (59 minutos).
Poucos minutos depois, foi a vez do central Dedé, assistido por Neymar num livre ao “jeito” de um canto mais curto, subir mais alto do que a defesa da Zâmbia e fazer de cabeça o seu primeiro golo pela seleção, aos 66 minutos.
O Brasil tem assegurada a presença no Mundial2014, como país anfitrião da prova.
A última derrota dos “canarinhos” nos jogos de preparação aconteceu a 14 de agosto com a Suíça (1-0), tendo a equipa depois disso vencido a Austrália (6-0), Portugal (3-1) e a Coreia do Sul (2-0).