Após o Palmeiras ter passado à próxima fase da competição, Abel Ferreira deixou várias críticas ao formato do Paulistão, realçando os aspetos negativos e fazendo sugestões à Federação Paulista de Futebol.

“Deixo aqui uma reflexão para a Federação Paulista de Futebol de que se deve pensar seriamente no modelo de qualificação, porque não é justo uma equipa com 22 pontos ficar de fora [Ponte Preta], que foi a quarta melhor campanha na classificação geral. Há aqui coisas que estão muito mal e não é o mérito, é muito injusto. Eu sugiro mais uma vez que se repense os moldes desta competição, porque o Palmeiras podia ficar de fora sendo o quarto ou o terceiro, ou seja, isto não se premeia o mérito”, afirmou o treinador português.

Esta segunda-feira chegou a resposta do presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, às críticas tecidas pelo técnico do Palmeiras.

“Eu não vou absorver nada. Primeiro porque isso é um assunto que nós vamos pautar novamente este ano no Conselho Técnico para o campeonato de 2026. Isto já aconteceu em 2024, o São Bernardo com 21 pontos ficou de fora da classificação. Nós deixamos para o Conselho Técnico, onde eu participo com o presidente dos clubes, e isso é 90% do caminho pavimentado. Esta foi uma pauta analisada", começou por dizer.

Para além disso, Reinaldo fez questão de deixar elogios a Abel Ferreira e à forma como valorizou o futebol brasileiro. O presidente disse ainda que não é possível agradar a todos e que apenas cumpre com aquilo que os clubes decidiram.

“Tecer uma crítica por algo que já está pronto? Eu gostaria muito de fazer o campeonato dos sonhos do Abel Ferreira. Tricampeão, um homem que valoriza o futebol paulista, um homem que veio da Grécia para aqui, valorizou a Sociedade Esportiva Palmeiras, o futebol paulista, o futebol brasileiro, sou grato a ele. Mas eu faço o campeonato para os clubes, eu cumpro normas aprovadas para os clubes, é impossível agradar a toda a gente. A minha única obrigação é fazer cumprir aquilo que os clubes decidiram e eu apoio integralmente a decisão dos clubes”, finalizou.

É de recordar que a primeira fase do Paulistão tem quatro grupos e cada equipa joga com equipas de outros grupos. Os membros dos grupos não se defrontam entre si nas 12 partidas disputadas durante a primeira fase da prova.