Tabata vai, a pouco e pouco, se tornando num dos indispensáveis do Palmeiras de Abel Ferreira. No último jogo, que carimbou o apuramento do Verdão para as meias finais do Campeonato Paulista com uma vitória diante o São Bernardo por 1-0, o médio brasileiro ex-Sporting foi considerado o melhor em campo e foi posteriormente alvo de rasgados elogios pelo técnico português:

"Eu conhecia-o muito bem. No Sporting, jogou muito bem como interior", sublinhou, citado pelo Globoesporte, deixando ainda uma nota sobre o período de adaptação e... ritmo competitivo:

"Quando chegou, pensou que o ritmo era aquele a que estava habituado, mas, aqui, treinamos com muita intensidade. A concorrência é muito forte, e ele foi-se adaptando", acrescentou, antes de deixar mais alguns elogios 'cautelosos' ao brasileiro:

"É um jogador que tem mentalidade de campeão, veio de um clube que ganhou títulos. Tem de ser resiliente. Ele está disponível para jogar no onze titular. Claro que não é um jogador tão agudo. Tivemos uma conversa com ele e fez um excelente jogo", rematou.

Tabata saiu do Sporting no último mercado de transferências de verão do Sporting e tem agora contrato com o Palmeiras até 2026. Este ano, são já oito jogos disputados e um golo marcado.