O Flamengo, treinado por Jorge Jesus, pode sagrar-se, matematicamente, campeão brasileiro já no próximo fim de semana.

Para isso acontecer, a equipa carioca terá de vencer na receção ao Vasco da Gama, na madrugada de quinta-feira, em jogo antecipado da 34.ª jornada, e na visita ao Grémio, em Porto Alegre, no domingo. Além disso, terá de esperar que o Palmeiras, que está no segundo lugar, seja derrotado ou empate com o Bahia, no domingo, em Salvador.

O Flamengo soma agora 77 pontos, mais 10 pontos do que o ‘verdão’, quando estão 18 em disputa. A equipa de Jorge Jesus tem seis pontos para discutir até domingo, ao passo que o Palmeiras tem três.

Nesse caso, e se o 'verdão' ceder pontos em Salvador contra o Bahia, fica com 15 pontos para conquistar (e uma diferença de 15 ou 16 para a liderança). Mesmo que depois consiga fazer o pleno (somar 15 pontos) nunca chegará para alcançar o Flamengo, dado que o primeiro critério de desempate no Brasileirão é o número de vitórias.

Neste caso, o Flamengo passaria a somar 26 triunfos (neste momento, tem 24), enquanto o Palmeiras continuaria com 19 - e, com mais cinco jornadas por disputar, só poderia chegar, no máximo, às 24.