Róger Guedes, avançado do Corinthians, reconheceu que esteve próximo de assinar pelo FC Porto em 2018, assegurando que já tinha tudo tratado com o técnico Sérgio Conceição.

O jogador acabou no entanto por rumar à China depois de receber uma chamada às 4h da madrugada.

"Fui emprestado ao Galo [Atlético Mineiro, em 2018], fui o melhor marcador do campeonato, fiz nove golos em 12 jogos. Depois tive tudo certo para ir para o FC Porto e a China apareceu de madrugada, às 4h da manhã", começou por dizer.

"Tinha tudo acertado, ia viajar para Portugal dois ou três dias depois. Ia por muito menos [salário] para o FC Porto. O meu sonho era jogar a Liga dos Campeões. Já tinha falado com o treinador, Sérgio Conceição. Toda a gente no Brasil me chateou para ficar, os adeptos idolatravam-me. Tinha o sonho de ir jogar para a Europa, de jogar a Champions. Já tinha falado com o treinador, disse-me que ia ser o titular. [Estava] Tudo certo para ir e, de repente, estava a dormir com a minha mulher e um dos meus empresários liga-me. Nem sabia converter [o dinheiro] para euros... Quando me disseram quanto ia ganhar [na China], até perguntei: 'Mas é por mês?'. Os jogadores vão para a China pelo aspeto financeiro, mas quando lá chegam,  iam por muito menos. É muito bom", acrescentou.

Rodrigo representou o Shandong Taishan entre 2018 e 2021.