O Bayern Munique acaba de confirmar, nas suas plataformas digitais, a contratação do treinador belga Vincent Kompany. O técnico que desceu de divisão na Premier League com o Burnley depois de os promover do Championship, assinou com os bávaros até junho de 2027.

Apesar de o técnico de 38 anos não ter conseguido salvar o Burnley da descida de divisão na Premier League, acabou por ser a escolha dos dirigentes do Bayern Munique para ocupar o lugar de Thomas Tuchel, saída essa anunciada em fevereiro.

Para assegurar o concurso de Kompany, o Bayern deverá pagar ao clube inglês, que tinha um contrato com o técnico até junho de 2025, uma indemnização de 10,5 milhões de euros, segundo diversos meios de comunicação alemães.

A cerimónia de apresentação de Vincent Kompany decorreu na presença do diretor geral do Bayern, Jan-Christian Dressen, do secretário técnico, Max Eberl, e do diretor desportivo, Christoph Freund.

Esta será a terceira experiência de Vincent Kompany como treinador, depois do Anderlecht, em 2020/21 e 2021/22 (onde terminou a carreira de jogador) e Burnley em 2022/23 e 2023/24.

O Bayern Munique teve muitas dificuldades para encontrar o sucessor de Tuchel já que todas as anteriores escolhas acabaram por declinar o convite de comandar a equipa. Aconteceu com Xabi Alonso, Julian Nagelsmann, Ralf Rangnick e Hans-Dieter Flick, treinadores que disseram 'não' ao convite do Bayern.

O Bayern Munique quer voltar a dominar na Alemanha, depois de um 2023/24 para esquecer: não conquistou qualquer título e ainda ficou no terceiro posto na Bundesliga, atrás do campeão invicto Bayer Leverkusen e do Estugarda. Os bávaros vinham de uma sequência de onze campeonatos consecutivos na Alemanha.