Uma segunda parte demolidora lançou hoje o Bayern Munique para a liderança provisória da Liga alemã de futebol, ao golear por 8-0 na receção ao Darmstadt, em jogo da nona jornada, marcada pelo regresso de Manuel Neuer.

O guarda-redes internacional alemão não jogava há quase um ano, desde 01 de dezembro de 2022, devido à fratura de uma perna, resultante de um acidente de esqui, e mostrou-se mesmo decisivo para o surpreendente ‘nulo’ ao intervalo, ao evitar o golo dos visitantes aos 37 minutos.

O Bayern ficou em inferioridade numérica logo no início da partida, quando o estratega Joshua Kimmich foi recebeu um cartão vermelho aos quatro minutos, mas o cenário inverteu-se ainda antes do intervalo, na sequência das expulsões de Klaus Gjasula e Matej Maglica, aos 21 e 41, que deixaram o Darmstadt reduzido a nove jogadores.

Sem dois defesas centrais titulares, os visitantes foram presa fácil na segunda parte para o ‘crónico’ campeão alemão, que chegou à goleada com os tentos de Harry Kane (51, 69 e 88 minutos), Leroy Sane (56 e 64), Jamal Musiala (60 e 76) e Thomas Muller (72).

O Bayern, campeão germânico nos últimos 11 anos, ascendeu ao comando, com um ponto de vantagem sobre o Bayer Leverkusen, que apenas joga no domingo, com o Friburgo, e dois sobre o Estugarda, que poderia ter-se colocado no topo da Bundesliga, mas caiu para o terceiro lugar.

O Estugarda acusou a ausência do avançado Serhou Guirassy, melhor marcador do campeonato, com 14 golos (mais dois do que Harry Kane, após o ‘hat-trick’ alcançado hoje pelo inglês), e perdeu por 3-2 na receção ao Hoffenheim.

O Hoffenheim, que subiu à quinta posição, chegou rapidamente ao 2-0, com golos de Grischa Promel, aos cinco minutos, e Wout Weghorst, aos 21, na marcação de uma grande penalidade, que Deniz Undav foi incapaz de concretizar também para os anfitriões, aos 31.

O avançado redimiu-se no segundo período, fechando a contagem aos 74 minutos, insuficiente para evitar a derrota da equipa da casa, já depois de Chris Fuhrich ter reduzido, aos 61, e de Robert Skov ter recolocado a vantagem dos visitantes em dois golos.

O Union Berlim, adversário do Sporting de Braga na Liga dos Campeões, perdeu por 2-0 no estádio do Werder Bremen, num jogo em que o português Diogo Leite foi totalista na defesa visitante, mantendo-se num perigoso 15.º lugar, o primeiro acima da ‘zona vermelha’ da classificação.

Nos outros jogos realizados hoje, um ‘bis’ do avançado Alassane Plea permitiu ao Borussia Mönchengladbach vencer por 2-1 o Heidenheim, enquanto o Augsburgo impôs-se por 3-2 na receção ao Wolfsburgo, num encontro em que o português Tiago Tomás foi suplente utilizado nos forasteiros.