O Bayern de Munique volta partir da 'pole position' para vencer mais uma edição da Bundesliga, prova que arranca já esta sexta-feira. Numa janela de transferências onde esteve muito ativo, os bávaros perderam o goleador polaco Robert Lewandowski mas receberam, entre outros, o senegalês Sadio Mané, Melhor Jogador Africano do momento.
O emblema de Munique vai em dez campeonatos consecutivos, algo nunca antes visto na Alemanha. Até agora neste século, apenas Werder Bremen (2004), Estugarda (2007), Wolfsburgo (2009) e Borussia Dortmund (2002, 2011 e 2012) conseguiram quebrar a hegemonia do Bayern da Bundesliga.
Pelas ruas de Munique, os adeptos do clube mostram orgulhosos deste recorde, vestindo a camisola comemorativa da série de dez títulos consecutivos.
Os jogadores de Julian Nagelsmann fazem a estreia nesta edição da Bundesliga visitando o Eintracht Frankfurt, vencedor da Liga Europa em maio, e que se soma aos candidatos a colocar um fim à dinastia bávara.
O Bayern Munique iniciou a época a conquistar a Supertaça, ao vencer o RB Leipzig por 5-3.
Na pré-temporada, o Bayern Munique teve que dizer adeus a Lewandowski, eleito Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2020 e 2021 e autor de 343 golos em oito temporadas pelo clube, sete delas como melhor marcador da Bundesliga.
- RB Leipzig pode surpreender -
Com a saída goleador polaco para o Barcelona, a direção do Bayern Munique ainda não encontrou um nome para substituí-lo, mas a chegada de Sadio Mané e a ascensão de Jamal Musiala, a equipa quase não perdeu força ofensiva e pode sonhar em superar a marca de 100 golos na prova esta época (no ano passado foram 97, assim como em 2020).
Na sua segunda temporada no comando da equipa, com apenas 34 anos, Julian Nagelsmann terá que mostrar a sua capacidade tática para colmatar a falta de um avançado, a menos que o Bayern encontre uma solução no mercado antes do dia 1º de setembro, quando fecha a janela de transferências.
São vários os candidatos a destronar o emblema bávaro. Atual vice-campeão, o Borussia Dortmund também ficou sem seu principal atacante, o norueguês Erling Haaland - 22 golos e oito assistências na última Bundesliga -, que foi contratado pelo Mancheste City.
"O Dortmund reforçou-se consideravelmente", afirma o técnico do RB Leipzig, Domenico Tedesco. Sébastien Haller chegou ao Dortmund procedente do Ajax, mas o atacante marfinense de 28 anos foi diagnosticado com cancro nos testículos em meados de julho e ficará afastado dos relvados enquanto estiver em tratamento.
O clube investiu, segundo a imprensa alemã, 86 milhões de euros em reforços, e agora procura um substituto para Haller. Enquanto isso, o atacante Karim Adeyemi, contratado esta época pelo Dortmund, espera corresponder às expectativas em torno do seu futebol na Alemanha.
Fundado em 2009 pelo grupo Red Bull, o RB Leipzig foi o vencedor da Taça da Alemanha na última temporada, o seu primeiro grande título. Segundo o técnico Domenico Tedesco, os jogadores da equipa "querem mais".
Com Christopher Nkunku, que renovou contrato até 2026, o Leipzig conta com um plantel equilibrado e um perfil ideal para surpreender.
Comentários