A vitória na visita ao Colónia aliada ao empate do Borussia Dortmund permitiram hoje ao Bayern Munique sagrar-se campeão alemão de futebol pela 11.ª vez consecutiva, numa jornada emotiva em que título foi decidido pela diferença de golos.

Os bávaros, que somaram o 33.º título do seu historial, entraram em campo com dois pontos de desvantagem em relação ao Borussia Dortmund, que ‘apenas’ precisava de se impor em casa ao Mainz, para conseguir o seu nono título.

Contra quase todas as expectativas, no Signal Iduna Park, onde até a taça esperava pelo campeão, o Borussia Dortmund chegou ao intervalo a perder por 2-0, após os golos de Andreas Hanche-Olsen e Karim Onisiwo, aos 15 e 24 minutos, tendo mesmo desperdiçado uma grande penalidade, falhada por Sebastien Haller, aos 19.

A esperança do Dortmund, que estava bem próximo de repetir o título conquistado pela última vez em 2011/2012, renasceu com um golo do português Raphael Guerreiro, aos 69 minutos.

Num jogo em que só a vitória garantia o título, uma vez que os bávaros venciam em Colónia, o segundo golo da equipa da orientada pelo croata Edin Terzic só chegou já nos descontos (90+6).

Com o português João Cancelo na equipa titular, em Colónia, o Bayern inaugurou o marcador aos oito minutos, por Kingsley Coman, e depois de ter visto Dejan Ljubicic ainda empatar, aos 81, ‘selou’ a vitória e o 11.º título consecutivo aos 89 minutos, por Musiala.

A formação comandada por Thomas Tuchel, que março passado substituiu Julian Nagelsmann, acabou por ultrapassar o principal concorrente em ‘cima da meta’, fechando a Bundesliga 2022/23 com 71 pontos, em igualdade com o Dortmund, mas com vantagem na diferença de golos (92-38 contra 83-44).

Os resultados nos dois principais encontros da 34.ª e última ronda surpreenderam até os organizadores da competição que, confiantes no título do Borussia, levaram a Taça para Dortmund, onde estavam preparadas festas dentro do estádio, com mais 80.000 espetadores, e na cidade.

Em Colónia, Thomar Müller, capitão do Bayern Munique, ergueu uma réplica do troféu, que encerra uma época cheia de reviravoltas, e na qual Niclas Füllkrug, do Werder Bremen, com 16 golos, se sagrou o melhor marcador.

O Union Berlim, com o português Diogo Leite, venceu em casa Werder Bremen, pela margem mínima, com um golo de Rani Khedira, e garantiu o quarto lugar, e a última vaga na Liga dos Campeões, competição para a qual também se qualificou o Leipzig, terceiro, que se impôs hoje ao Schalke 04, por 4-2, num jogo em que André Silva ficou no banco.

O Friburgo perdeu no terreno do Eintracht Frankfurt por 2-1, mas garantiu uma vaga na Liga Europa, ao terminar na quinta posição, enquanto o Bayer Leverkusen, goleado por 3-0 no terreno do Bochum, vai estar envolvido na Liga Conferência Europa.

No fundo da tabela, Schalke 04 e Hertha Berlim ficam foram da principal competição alemã na próxima época, enquanto o Estugarda, antepenúltimo classificado vai disputar a manutenção na ‘Bundesliga’.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.