A primeira liga de futebol da Alemanha (Bundesliga) vai adotar na próxima época, que arranca em julho de 2015, a tecnologia de linha de golo, que permite verificar em vídeo se uma bola entrou totalmente ou não na baliza.

A liga alemã de futebol (DFL) anunciou hoje que a decisão quanto ao uso desta tecnologia foi tomada hoje pelos clubes da Bundesliga, no decorrer de uma reunião em Frankfurt. O recurso ao vídeo para confirmar os golos foi aprovado por 15 dos 18 clubes do principal escalão (com três a votarem contra).

Para ser adotada, era preciso uma maioria de dois terços, algo que não se conseguiu numa primeira votação sobre esta matéria, realizada em março último, mas que abrangia tanto a primeira como a segunda ligas alemãs.

"Penso que é um avanço para o futebol alemão e um bom apoio para os árbitros", declarou Reinhard Rauball, presidente da liga alemã.

A escolha recaiu sobre o sistema "Hawk Eye" (olho de falcão), utilizado há vários anos no circuito profissional de ténis e na Premier League inglesa, em detrimento do sistema "GoalControl", utilizado pela FIFA no Mundial de 2014, no Brasil.

A tecnologia vai custar entre 150 mil e 180 mil euros/época por cada clube. Também a Federação de Futebol da Alemanha (DFB) vai usar o sistema nos jogos a partir dos quartos-de-final da Taça da Alemanha.

O debate na Alemanha em torno do uso da tecnologia ganhou novo alento na época passada devido ao "golo fantasma" (a bola entrou por um buraco na rede lateral) de Stefan Kiessling e um golo não validado (injustamente) a Mats Hummels na derrota do Borussia Dortmund contra o Bayern Munique (2-0) na final da Taça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.