O Borussia de Dortmund manteve-se este sábado à distância de três pontos do líder do campeonato alemão de futebol, o Bayern de Munique, ao impor-se por 4-1 no estádio do “lanterna vermelha” Friburgo, na 17.ª jornada da prova.

O Dortmund respondeu ao triunfo por 3-0 obtido pelos bávaros na véspera na receção ao Colónia, na abertura da última ronda da primeira volta, graças aos golos de Lewandowski (07 e 70 minutos), Gundogan (44) e Grosskreutz (59), de pouco valendo o tento Rosenthal (34) para a equipa da casa.

O Dortmund, campeão em título, isolou-se no segundo lugar, a três pontos do Bayern, mas pode voltar a ser apanhado ainda hoje pelo Schalke 04, que recebe o Werder Bremen, num confronto entre o terceiro e o quinto classificados da competição.

O Nuremberga provocou a surpresa da ronda, ao vencer por categórico 3-0 no recinto do Bayer de Leverkusen, com golos de Didavi (8 minutos), Hegeler (22), Pekhart (73), ganhando um impulso na fuga à despromoção e impedindo os anfitriões de igualar o Werder Bremen no quinto posto.

Além do Bayern de Munique, apenas o Wolfsburgo conseguiu vencer perante o seu público, graças a um remate certeiro de Polter aos 74 minutos, que permitiu bater o Estugarda por 1-0, enquanto os encontros Hamburgo-Augsburgo e Hoffenheim-Hertha de Berlim saldaram-se por um empate 1-1.

No domingo, quando ficar concluída a 17.ª jornada, que consagrou o Bayern de Munique como “campeão de inverno”, o campeonato alemão de futebol inicia a pausa invernal, que terá a duração de quatro semanas.