O Dortmund resolveu a questão do vencedor e da liderança ainda durante a primeira parte, graças aos golos marcados pelo médio inglês Jude Bellingham, aos 19 minutos, o ponta de lança neerlandês Donyell Malen, aos 24, e Mats Hummels, aos 41, tendo Malen bisado na segunda parte, aos 66.

O defesa português Raphaël Guerreiro foi titular na equipa anfitriã e o compatriota Aurélio Buta na visitante, nona classificada, num jogo que permitiu ao Borussia Dortmund ascender ao topo da classificação, com um ponto de vantagem sobre o Bayern Munique.

O Bayern, campeão alemão nos últimos 10 anos, somou horas antes o quarto jogo seguido sem ganhar (série que lhe custou a eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, frente ao Manchester City), ao perder por 3-1 no estádio do Mainz, depois de ter chegado ao intervalo em vantagem.

O avançado senegalês Sadio Mané inaugurou o marcador para os visitantes aos 29 minutos, correspondendo com um desvio certeiro de cabeça ao cruzamento teleguiado do defesa português João Cancelo, mas a equipa anfitriã não se intimidou e virou o resultado durante a segunda parte.

Aos 65 minutos, o avançado francês Ludovic Ajorque restabeleceu o empate e, aos 73, o médio luxemburguês Leandro Barreiro virou o resultado a favor do Mainz, que aumentou a vantagem aos 79, através do defesa espanhol Aaron Martin, e subiu provisoriamente ao sexto lugar.

O Wolfsburgo (oitavo classificado) ficou mais perto dos lugares europeus, ao golear por 5-1 no terreno do Bochum (15.º), enquanto o Weder Bremen (12.º) impôs-se por 4-2 na visita ao lanterna-vermelha Hertha Berlim (18.º) e o Colónia (11.º) venceu fora o Hoffenheim (14.º), por 3-1.