Frente a uma equipa que só ganhou um dos últimos seis jogos, o Borussia “aliou-se” ao Schalke 04, que bateu sábado o Estugarda (3-1), e também capitalizou o desaire do Bayern de Munique na visita ao Borussia de Mönchengladbach (3-1), na abertura da ronda, sexta-feira.

No final da primeira da segunda volta, Borussia de Dortmund, Schalke 04 e Bayern Munique partilham, assim, o comando, com apenas um ponto de vantagem sobre o perseguidor Mönchengladbach.

O “festival” de golos em Hamburgo teve dois grandes protagonistas, ambos polacos: Robert Lewandowski (37 e 83 minutos) e Jakub Blaszczykowski (58 e 76), cabendo a Kevin Grosskreutz abrir as “hostilidades”, pouco depois de dobrado o primeiro quarto de hora.

O melhor que os anfitriões conseguiram foi minimizar a goleada a quatro minutos do fim, por intermédio do peruano Paolo Guerrero.

No sábado, um golo madrugador do camaronês Joel Job, logo aos três minutos, motivou o Schalke 04 para um triunfo que só ficou cimentado no segundo tempo, com os golos do grego Kyriakos Papadopoulos (57) e de Julian Draxler (80).

A ronda de sábado marcou também a estreia de Vieirinha (contratado ao PAOK na reabertura do mercado) pelo Wolfsburgo, que venceu em casa o Colónia (1-0).

O reforço português mereceu a confiança de Felix Magath para o “onze” titular, mas saiu ao intervalo, não assistindo ao golo solitário da sua nova equipa, marcado a 12 minutos do fim, precisamente pelo jogador que o rendeu no segundo tempo, Sebastian Polter.