O Borussia Dortmund venceu hoje o Schalke 04 por 3-2, na 12.ª jornada da Bundesliga, o campeonato alemão de futebol, reforçando assim o segundo lugar na prova.

A formação treinada por Thomas Tuchel chega aos 29 pontos e tem já sete de avanço sobre o Wolfsburgo, que permanece em terceiro, mesmo depois de ter perdido em Mainz por 2-0, no sábado.

O comando no campeonato alemão é do 'imparável' Bayern de Munique, que na jornada goleou o Estugarda por 4-0 - também sábado - e já leva 11 vitórias e um empate na Bundesliga, o que lhe dá 34 pontos.

O Schalke 04 vem logo a seguir, com 20 pontos (a par do Hertha de Berlim) e também continua a fazer uma boa campanha, tanto a nível interno como na Europa, em que comanda o seu grupo da Liga Europa.

O Dortmund também está envolvido na Liga Europa e até já fez melhor, ao garantir o apuramento na fase de grupos, a duas jornadas do fim.

No Signal-Iduna-Park de Dortmund, o domínio de jogo foi da equipa da casa, com o Schalke 04 a ter de entregar o meio campo e a apostar mais no contra-ataque.

O japonês Kagawa adiantou o Dortmund, aos 30 minutos, e o holandês Huntelaar empatou pouco depois, aos 33.

Com naturalidade, o Dortmund chegou aos 3-1, um pouco antes e um pouco depois do intervalo - golos de Ginter, aos 43, e do gabonês Aubameyang, aos 47.

Aubameyang assinou aqui o seu 14.º tento, igualando na lista de melhores marcadores o polaco Robert Lewandowski, do Bayern.

Até ao final, o Schalke ainda chegou ao 3-2, com Huntelaar a bisar aos 71 minutos, relançando alguma incerteza sobre o resultado, que não se alterou.