O "lanterna vermelha" da "Bundesliga" (ainda assim a distantes sete pontos da linha de salvação), foi a Wolfsburgo somar a vitória mais folgada da época, que também foi o desaire mais pesado da temporada do campeão surpresa de 2008/09.

Estavam cumpridos pouco mais de 25 minutos de jogo já o Hertha de Berlim vencia inesperadamente por 3-0, com um "bis" do grego Theofanis Gekas (6 e 26) e mais um do colombiano Adrian Ramos (8), para desespero dos quase 30 000 adeptos presentes na Volkswagen Arena.

O brasileiro Grafite ainda amenizou o "escândalo", a nove minutos do intervalo, mas não travou a embalagem dos visitantes, que viriam a marcar mais dois golos no segundo tempo, pelos mesmos protagonistas: Gekas, aos 63 minutos, e Ramos, a seis minutos do fim.

No dia que fechou a 27.ªjornada, o Schalke 04 perdeu a oportunidade de passar para o comando do campeonato, ao empatar 2-2 em Hamburgo, desaproveitando a derrota da véspera do ainda líder Bayern de Munique (1-2 em Frankfurt).

A 13 minutos do fim, o Schalke 04 era o novo líder virtual da Liga alemã (vencia por 2-1), mas o golo do empate por Jonathan Pitroipa, do Burkina Faso, deixou o topo da tabela inalterado, embora os bávaros tenham agora apenas um ponto de vantagem.