O campeão Bayern Munique, mesmo sem jogar e a milhares de quilómetros de distância, ficou hoje mais tranquilo na liderança do campeonato alemão de futebol, graças às derrotas sofridas hoje pelos perseguidores Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund.

A 17.ª jornada, última da primeira volta, não poderia ter corrido melhor aos campeões alemães e europeus: o Leverkusen, segundo classificado, perdeu por 1-0 no estádio do Werder Bremen e o Dortmund, terceiro, fez ainda pior, perdendo por 2-1 na receção ao Hertha Berlim.

Em Bremen, um golo marcado pelo defesa argentino Santiago Garcia aos 74 minutos foi suficiente para derrotar o Leverkusen, que se manteve a sete pontos do Bayern, mas pode ver a equipa bávara aumentar a vantagem quando acertar o calendário no recinto do Estugarda, a 29 de janeiro de 2014.

Em Marrocos, onde hoje defronta o anfitrião Raja Casablanca na final do Mundial de clubes, o Bayern recebeu mais uma boa notícia antes de o campeonato germânico entrar na pausa de inverno, pois o Dortmund, vice-campeão alemão e europeu, também perdeu e pode ficar a 15 pontos de distância do rival.

A receção ao Hertha parecia bem encaminhada quando Marco Reus inaugurou o marcador para os anfitriões, mas a equipa de Berlim virou o resultado a seu favor ainda durante a primeira parte, com golos de Adrian Ramos, aos 23 minutos, e Sami Allagui, aos 45, impondo ao Dortmund a segunda derrota caseira consecutiva na prova.

O médio japonês Shinji Okazaki esteve em destaque na vitória por 3-2 do Mainz no estádio do Hamburgo, ao marcar dois dos três golos dos visitantes, enquanto Friburgo e Braunschweig conquistaram importantes triunfos na luta pela manutenção, sobre o Hannover (2-1) e o Hoffenheim (1-0), respetivamente.