Em menos de 24 horas, duas histórias surreais vindas da Alemanha. Depois das lágrimas dos jogadores e adeptos do Borussia Dortmund, que perderam a Bundesliga em casa na última jornada ao empatar com o tranquilo Mainz, agora foi outro histórico alemão a ir do céu ao inferno em poucos segundos: o Hamburgo.

O Hamburgo entrou na derradeira jornada da Bundesliga 2 a lutar pela subida direta à primeira divisão juntamente com o Heidenheim, num campeonato onde o Darmstadt já tinha garantido a promoção.

A precisar de ganhar, o Hamburgo fez o seu trabalho e bateu o Sandhausen por 1-0, golo de Dompe logo aos três minutos. No outro encontro, o Heidenheim sofria diante do Regensburg, que esteve a vencer por 2-0, graças a um bis de Owusu aos 51 e 57 minutos. Aos 58, o Heidenheim reduziu graças a um autogolo de Saller, resultado que se manteve até aos 90 minutos.

Ora esse resultado dava a promoção direta ao Hamburgo, que somava 66 pontos, contra os 67 do já promovido Darmstadt e os 64 do Heidenheim.

Às 17h22 o árbitro deu por terminada o Sandhausen 0-1 Hamburgo, levando os adeptos visitantes a invadir o relvado para festejar aquilo que seria a promoção. A festa estava a ser boa mas faltava o outro jogo.

Aos 90+3, o Heidenheim empatou 2-2 com o Regensburg com um penálti de Beste, resultado que continuava a servir o Hamburgo. A festa não podia parar mas já havia alguma apreensão nalguns rostos.

Só que o Regensburg-Heidenheim prolongou-se por mais tempo, até que, aos 90+9, a equipa forasteira fez o 3-2 final, golo de Kleindienst.

De repente, os dois palcos trocaram de sentimentos: a euforia no relvado do BWT-Stadion am Hardtwald transformou-se em tristeza, com muitas lágrimas nos rostos dos adeptos do Hamburgo, que já tinham festejado a subida direta com invasão de campo e tudo.

A depressão que se tinha instalado nos apoiantes do Heidenheim no Jahnstadion Regensburg transformaram-se em euforia e festa rija pela vitória que lhes garantiu a promoção direta. Grande golpe de teatro!

O Heidenheim até terminou como campeão da Bundesliga 2, com os mesmos pontos do Darmstadt. O Hamburgo vai agora disputar o play-off de promoção/manutenção com o Estugarda, antepenúltimo da Bundesliga.

O azar tem vindo a acompanhar o Hamburgo nos últimos anos: a equipa desceu de divisão na Bundesliga em 2018 e, no ano seguinte, falhou o play-off de promoção por um ponto. Em 2020, voltou a não conseguir apurar-se para o play-off, novamente por um ponto.

Em 2021, foram três os pontos que o separou da zona de disputar o play-off de subida, que chegaria finalmente em 2022 : venceu fora por 1-0, mas a equipa perdeu em casa por 2-0 e não conseguiu a tão desejada promoção.

Não deve haver clube mais azarado que o Hamburgo.