Philipp Lahm conquistou praticamente todos os principais troféus enquanto futebolista antes de encerrar uma carreira dourada ao serviço do Bayern Munique.

Em entrevista ao jornal Record, Philipp Lahm foi questionado sobre as dificuldades de Renato Sanches em adaptar-se ao Bayern Munique e admitiu que o jovem médio português enfrentou várias dificuldades, a começar desde logo pela pressão do valor da sua transferências.

"Claro que é muito difícil para um jovem começar num novo campeonato, ainda para mais com as diferenças que existem no futebol praticado em Portugal e na Bundesliga. Um novo clube, um novo ambiente e, no caso do Renato Sanches, recordo-me que o elevado valor da transferência [35 milhões de euros a pronto mais 45 milhões por objetivos] fez com que as expectativas em torno dele também fossem elevadas. E isso pressionou-o. Mas acredito que a função do clube também é ajudar na integração do jogador na equipa. Renato Sanches tinha 18 anos quando chegou a Munique, era muito jovem. Defendo que os jogadores têm o direito a terem o tempo necessário para se adaptarem a um novo clube e poderem corresponder às expectativas, mas sabemos que no futebol, principalmente quando são transferências com um valor alto, todos querem que o processo seja rápido. Investe-se no jogador e espera-se que comece a render no imediato", começou por dizer Lahm.

"É difícil responder de forma concreta. É verdade que o Renato Sanches evolui bastante, mas estamos a falar do Bayern Muniqu, um dos maiores clubes do Mundo, com muita qualidade individual, Logo, será sempre muito difícil para o Renato Sanches afirmar-se na equipa principal", sentenciou sobre o assunto o ex-jogador do Bayern Munique.

Recorde-se que Philipp Lahm conquistou um Mundial pela Alemanha e uma Liga dos Campeões pelo Bayern Munique. Ao serviço do emblema bávaro, Lahm conquistou também um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, oito Bundesligas, seis Taças da Alemanha, uma Taça da Liga e três Supertaças alemãs.