Este artigo tem mais de 12 anos
A Alemanha nazi exterminou em Auschwitz-Birkenau, situada a 570 quilómetros da cidade polaca de Gdansk, um milhão de judeus de diferentes países europeus, entre 1940 e o início de 1945.
Uma delegação da Federação Alemã de Futebol (DFB) visitará o campo de concentração de Auschwitz antes do Euro2012, revelou o presidente Wolfgang Niersbach numa entrevista ao semanário Jüdische Allgemeine publicada hoje.
“Todos concordámos que esta visita se deve fazer no quadro de uma homenagem e não para ser transformada num espetáculo público”, defendeu Niersbach, indicando que os detalhes da iniciativa serão anunciados nas próximas semanas.
O presidente da DFB indicou que comunicou a decisão ao presidente do Conselho central dos judeus da Alemanha, Dieter Gaumann, numa reunião que teve lugar na semana passada na sede da federação.
Gaumann lançou no início de março um apelo à seleção alemã para visitar um dos locais dedicados à memória das vítimas do Holocausto durante o Euro2012, que se disputa entre 08 de junho e 01 de julho na Polónia e na Ucrânia.
Na Ucrânia, em Babi Yar, perto da capital Kiev, que acolherá a final do Europeu de futebol a 01 de julho, mais de 33 mil judeus perderam a vida num massacre levado a cabo pelas SS (unidade militar do regime).
Comentários