Sete vezes campeão alemão, o Schalke 04 é um dos clubes históricos da Alemanha e agora está perto de desaparecer. A dívida que ronda os 165 milhões de euros e o risco de nova descida pode colocar um ponto final na história do clube que está perto de completar 120 anos.

Depois de ter descido da Bundesliga para a segunda divisão na temporada passada, o clube de Gelsenkirchen está agora em risco de voltar a descer, para a terceira divisão alemã. Atualmente, está em 15.º lugar, um acima da zona de despromoção, com os mesmos pontos do Braunschweig e do Hansa Rostock, os 16.º e 17.º classificados, respetivamente.

A 'Sky Germany' avança que em caso de descida para a terceira divisão alemã, o clube não terá permissão para ter a licença necessária, devido à sua dívida. Desta forma, o histórico alemão teria de começar da estaca zero, como um clube amador. Este é um problema que está bem presente na mente dos jogadores e equipa técnica do emblema alemão, inclusive, o treinador Karel Geraerts, admitiu que "os próximos meses serão vitais" para o clube.

Desde 2021 que o clube atravessa uma fase instável, altura em que desceu de divisão pela primeira vez desde 1988, apesar de ter subido à Bundesliga na temporada passada, mas não conseguiu permanecer.

A pandemia de COVID-19 veio agravar a situação financeira débil que o clube já enfrentava. Os oficiais do clube chegaram a afirmar publicamente que o Schalke estava em risco de entrar em bancarrota.

No seu palmarés, o Schalke 04 é o quarto clube com mais campeonatos alemães, com sete, atrás de Bayern Munique, Borussia Dortmund e do Nuremberga. O clube conquistou ainda cinco Taças da Alemanha e uma Taça UEFA conquistada em 1997, sendo ainda, o segundo clube com maior número de sócios da Alemanha, ficando apenas atrás do Bayern Munique.

O clube tem agora até maio para evitar uma possível descida que ditaria o fim do histórico alemão.