A equipa de futebol da Associação Qatar de Achada de Santo António, realiza, de 13 a 16 de fevereiro, no Estádio da Várzea, um torneio internacional de veteranos em homenagem ao antigo selecionador cabo-verdiano Carlos Alhinho, soube à Inforpress.

Segundo o antigo avançado da seleção de Cabo Verde, Carlos "Caló" Morais, o torneio quadrangular conta com o concurso da equipa anfitriã (Qatar), da seleção de São Vicente, da seleção dos cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos da América e da seleção de Angola.

De acordo com o programado pela organização, a seleção dos futebolistas crioulos residentes nos EUA chegam a Cabo Verde a 07 de fevereiro, os angolanos têm chegada assegurada para o dia 09, enquanto o combinado sanvicentino chega a Cidade da Praia precisamente no dia 13.

Antigo avançado da seleção de Cabo Verde e que passou grande parte do seu tempo como profissional de futebol no Qatar, Caló avançou à Inforpress que se pretende com este gesto homenagear o antigo selecionador cabo-verdiano, Carlos Alhinho, "pelo seu contributo ao futebol e ao país", alegando que a sua inclusão no futebol deste país árabe foi uma aposta deste que outrora foi um dos grandes do futebol internacional.

Outrossim, Caló afirma que vai ser uma oportunidade para manifestar o seu descontentamento pela forma como "Carlos Alhinho vem caindo no esquecimento", argumentando que Cabo Verde deve fazer muito mais para enaltecer o trabalho levado a cabo em prol do futebol por este antigo selecionador.

Carlos Alhinho morreu em Benguela, Angola, a 31 de maio de 2008, aos 59 anos, vítima de uma queda acidental num fosso de elevador de um hotel.

Antigo internacional português, Carlos Alhinho representou as equipas do Benfica, Sporting e FC Porto, Portimonense e a Académica.

Como treinador, assumiu o comando de Angola e de Cabo Verde, além de vários clubes.