O professor catedrático, criador da ciência da motricidade humana e um dos grandes teóricos do desporto da actualidade português, Manuel Sérgio, inicia hoje visita de 10 dias a Cabo Verde, a convite do Presidente da República.

“Num tempo em que o nosso desporto atravessa um período de indiscutível desenvolvimento, a presença de Manuel Sérgio, em Cabo Verde, pode transformar-se num verdadeiro acontecimento para a nossa vida cultural e desportiva”, explicou, em comunicado, o Presidente da República ao justificar o convite.

E a sua vinda a Cabo Verde pretende ser uma oportunidade para “proporcionar aos cabo-verdianos um conhecimento mais actualizado do que é o desporto, enquanto ciência e ética”, lê-se no comunicado.

De acordo com a programação, citada pelo jornal Portugal Desportivo, durante a sua estada nas ilhas, Manuel Sérgio tem agendado encontros com a ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, e vai orientar um seminário intitulado “Motricidade Humana e Desporto”.

O mesmo é promovido e organizado por esse ministério e pela Direcção-Geral do Desporto, conjuntamente com a Federação Cabo-verdiana de Futebol, devendo decorrer entre 24 e 27 deste mês, em regime pós-laboral, na Cidade da Praia.

A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência, tendo, a 14 de Setembro de 2007, sido homenageado pela criação da Ciência da Motricidade Humana pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Brasil).

Manuel Sérgio Vieira e Cunha é filósofo, educador, activista, político e um professor aposentado da Faculdade de Motricidade Humana, em Portugal, e antigo professor visitante no Brasil e no Chile.

É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e co-autor de 40 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras, sendo também sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.