A Académica da ilha do Fogo passou às semi-finais do campeonato cabo-verdiano de futebol ao vencer o Batuque de São Vicente por 2-1.

A "micá" da ilha do vulcão entrou para este encontro com menos três pontos que os campeões de São Vicente mas não se intimidou e conseguiu a vitória. Os golos foram marcados na segunda parte. Cá e João fizeram os tentos da Académica, Ricardo marcou para o Batuque.

Nos outros jogos deste grupo A o Sporting da Praia, que já tinha assegurado a liderança, empatou com o Estrela dos Amadores também de Santiago a duas bolas. O Juventude do Sal também podia passar à fase seguinte mas a vitória fora por 3-1 frente a Académica da Brava foi insuficiente.

Sendo o assim o Sporting da Praia passou com 11 pontos, Batuque, Académica do Fogo e Juventude do Sal fizeram oito, com vantagem para os do Fogo.

O primeiro critério de desempate foi os pontos conseguidos pelas três equipas nos jogos entre eles. A Académica do Fogo empatou com Juventude e venceu Batuque, portando somou quatro pontos nos jogos entre as três equipas. Juventude empatou com Académica do Fogo e empatou com Batuque, ficando então com dois pontos, enquanto o Batuque empatou com Juventude e perdeu com Académica do Fogo, ficando neste caso com apenas um ponto nos jogos entre as três equipas.

A Académica da Brava, sem qualquer ponto, marcou hoje o seu único golo neste campeonato.

Nas meias finais teremos um Sporting-Académica do Porto Novo, uma reedição da semi-final do ano passado, ganha pelos "leões" da capital. Atlético de São Nicolau e Académica do Fogo disputam a outra vaga da final. Estas meias-finais não terão qualquer equipa da ilha de São Vicente.