As associações desportivas de Santiago Norte estão no processo da criação de uma Liga das Associações Desportivas de Santiago Norte, para que a maior região desportiva de Cabo Verde tenha mais voz junto das câmaras municipais e do governo.
A informação foi dada hoje à Inforpress pelos membros da liga, os presidentes das associações regionais de futebol e de andebol, Anastácio da Veiga e Vladimir Silva, respetivamente.
Segundo o dirigente máximo da Associação de Andebol Santiago Norte, todos os presidentes das associações desta região estão envolvidos no processo da criação da liga, que já tem o seu estatuto, faltando apenas a sua oficialização.
"Temos representações de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, atletismo, paralímpico e olímpico, ciclismo, karaté e boxe. Com todas as modalidades juntas, nesta liga, teremos mais voz, mais credibilidade junto das câmaras municipais e do governo", disse.
Para o presidente da Associação Regional de Futebol do interior de Santiago, Anastácio da Veiga, através da liga, todas as modalidades vão poder transmitir as suas necessidades, que normalmente são as mesmas, vão ter mais ênfase e mais coesão nos seus trabalhos.
Fez saber ainda que, às vezes as associações têm ações em comum, mas cada um organiza o seu plano de atividades. Entretanto, com a liga, será elaborado um plano de atividades mais articulado, exemplificando que, durante o período de intervalo de um campeonato de futebol pode-se realizar uma prova de cem metros de atletismo, ou outras modalidades.
Apesar de a liga estar em processo de oficialização, as associações vão realizar neste domingo, 13, a primeira atividade da liga, o "Fórum pensar Desporto em Santiago Norte", para assinalar o Dia do Desporto Cabo-verdiano.
"Santiago Norte é o palco maior de Cabo Verde em termos de desporto, porque é uma região com mais equipas e com mais motivação em fazer o desporto. No entanto, ela é desprezada, porque não temos a atenção que merecíamos. Enquanto outras regiões têm grandes apoios de empresas a nível financeiro e de equipamentos, nós não", disse.
Para Anastácio da Veiga, Santiago Norte não tem uma única infraestrutura desportiva de qualidade, por isso, defende, já é altura de parar para pesar o desporto e a sua sustentabilidade.
Três painéis vão estar em debate no fórum: "Situação atual do desporto em Santiago Norte", "A importância do desporto no desenvolvimento socioeconómico na região" e "Atividades desportivas versus sustentabilidade".
Comentários