A atribuição da distinção Atleta Fair-Play e Prémio Carreira constituem duas das grandes novidades da Gala do Desporto Cabo-verdiano, que se realiza a 2 de dezembro na Praça do Presídio, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo.

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira no Palácio do Governo, o Diretor-geral dos Desportos, Anildo Santos, afirmou que a ideia de levar a Gala do Desporto para a ilha do Fogo visa descentralizar este evento, de modo a levar a “grande festa do desporto cabo-verdiano a todo o território nacional”.

Outro objetivo passa por associar o desporto ao turismo, sobretudo à cultura local, sendo que a sociedade civil dos três municípios da ilha do vulcão vai estar associada ao evento, com uma forte predominância cultural.

Sob o lema "Formando campeões no desporto e na vida", o troféu da Gala do Desporto 2018, que este ano conta com 14 categorias, foi concebido pelo artesão sanvicentino Albertino Silva, estando neste momento aberta a plataforma de votação pública.

Numa primeira fase, cada uma das 13 categorias conta com três nomeados que foram indicados pelas federações.

Já numa segunda fase, o júri e o público decidem sobre quais os vencedores. O público pode votar online e o voto conta 40 por cento. Os restantes 60 % são da responsabilidade de um júri composto por 5 elementos, de diferentes modalidades e áreas do desporto.

O objetivo da Gala, explica Anildo Santos, é promover a prática desportiva, mas acima de tudo uma forma de reconhecimento a quem tem dado o seu contributo durante o seu percurso no desporto cabo-verdiano.

Promotor e organizador da Gala deste ano, a Direcção Geral dos Desportos associa-se a algumas empresas públicas/privadas na organização deste evento que vai ter transmissão direta assegurada pela Televisão de Cabo Verde (TCV) e pela Rádio de Cabo Verde, de forma que o evento seja seguido, tanto no território nacional, como na diáspora.

Anildo Santos considera que o desporto tem sido uma "ferramenta importante" para o desenvolvimento deste país e que cada vez mais há uma sedimentação do processo da potencialização dos agentes desportivos nacionais.

Confira os nomeados

Instituição Parceira

Caixa Económica

Comité Olímpico Cabo-verdiano

Câmara Municipal do Sal

Órgão Comunicação Social

Green Sports

Expresso das Ilhas

TCV

Jornalista do Ano

Victor Hugo Fortes

Benvindo Neves

Marcos Fonseca

Árbitro/Juiz do Ano

Margarida Mota

Olga Ludmila

Paulo Martinho

Equipa do Ano

Sporting Clube da Praia

Mon na Roda (Dança Desportiva)

Interclube da Praia

Treinador do Ano

Cláudio Aguiar (Lito)

Júlio Nagana

Carlos Ramos (Nelo)

Dirigente do Ano

Joe Pina

Alfredo Lima

Anacleto Rosário

Atleta Fair-Play

Inácio Ferreira

Nelson Ramos

Elton Duarte

Atleta Feminino

Ingride Carvalho

Eveline Sanches

Rosana Gomes

Atleta Masculino

Gracelino Barbosa

Gerson Rocha

Eskilson Nascimento

Atleta Promessa

Ingride Carvalho

Noa dos Reis

Elvin Alvarenga

Personalidade do Ano

Gerson Rocha

Gracelino Barbosa

Jordin Andrade