O Atlético de São Nicolau já está mas meias-finais do campeonato de futebol de Cabo Verde. Os campeões da ilha de São Nicolau venceram o Mindelense por 1-0, garantindo o primeiro lugar no Grupo B e consequente passagem às meias-finais. O Atlético soma por vitórias os quatro jogos realizados.

Naquele que era um dos grandes jogos da 4ª jornada do campeonato de Cabo Verde, a par do Batuque-Sporting, o Atlético mostrou um futebol atrativo e deixou o Mindelense a fazer contas. Os atuais campeões cabo-verdianos estão obrigados a pontuar na última jornada, quando receberam a Académica do Porto Novo, equipa que tem os mesmos sete pontos dos do Mindelo.

Perante um Estádio di Deus lotado, o Atlético brindou o seu público com uma bela vitória que só não teve números mais expressivos devido a falta de pontaria dos seus atacantes.

Entrou melhor o Mindelense, instalado no meio-campo dos campeões de São Nicolau. Sabendo da superioridade dos atuis campeões de Cabo Verde, no que toca a posse de bola, o Atlético jogou com as linhas recuadas, mas a sair em venenosos contra-ataques que iam causando pânico na defensiva mindelense. Num desses contra-ataques, José Jorge apareceu isolado mas permitiu a defesa ao guarda-redes Rilly do Mindelense.

O Mindelense até foi o primeiro a criar a primeira situação de golo quando aos 17 minutos, Maniche atirou à barra, na marcação de um livre. Não marcou os "leões" de São Vicente, marcou o Atlético. Aos 38 minutos, após um canto, Mandjaco desviou a bola na área do Mindelense que sobrou para Elídio empurrar de pé esquerdo, fazendo o único golo do encontro.

Antes do intervalo foram os de São Nicolau a estarem mais perto do 2-0 mas Rilly antecipou-se a Evandro e evitou males maiores.

Almara, treinador do Mindelense, mexeu logo após o golo, fazendo sair Fábio e entrar Mumutcha mas na segunda parte seria o Atlético a estar mais perto do segundo golo.

A precisar de vencer, o Mindelense foi evidenciando muito nervosismo e só nos lances de bola parada incomodava o guarda-redes Prego do Atlético. O campeão de São Nicolau aproveitava o posicionamento defensivo do Mindelense, com a defesa muito subida, para lançar grandes contra-ataques. Aos 52`José Jorge passou por Rilly e centrou mas ninguém apareceu.

O Mindelense passou a jogar com menos um, quando Rilly foi expulso por travar Mandjaco que já tinha passado por ele e preparava-se para fazer o 2-0. Cartão vermelho sem contestação. Minutos depois, mais uma perdida incrível do Atlético. Sempre em contra-ataque, Elídio fez um grande passe para Mandjaco, este passa por Maiuca (entrou para a baliza dos do Mindelo após expulsão de Rilly) mas atirou ao poste, com a baliza escancarada.

Até o final o Atlético foi gerindo a partida e o tempo, sem nunca abdicar de atacar. O Mindelense mostrou muitas fragilidades, principalmente no setor defensivo, incapaz de parar os contra-ataques dos campeões da ilha de São Nicolau. No ataque os "leões" do Mindelo criaram poucas situações de golo.

O Atlético garantiu assim o primeiro lugar no Grupo B e a passagem às meias-finais do campeonato, onde deverá encontrar o Batuque de S. Vicente, atual segundo colocado no Grupo A. Já o Mindelense, tem os mesmos pontos que a Académica do Porto Novo mas com melhor diferença de golos. Na última jornada estas duas formações medem forças em S. Vicente. Um empate basta aos campeões de Cabo Verde.