O jogo entre os 'rivais' de São Filipe e sérios candidatos ao título, Botafogo e Académica, a ter lugar na tarde de sábado, no estádio 5 de Julho, constitui o destaque da quinta jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão do Fogo.

A Académica lidera a prova regional com 10 pontos e o Botafogo reparte a segunda posição com Valência e Cutelinho, com nove pontos. O jogo desta tarde é esperado com muita expectativa pela massa associativa dos dois clubes, devido à rivalidade existente há décadas, mas também porque está em causa a liderança da prova.

Esta temporada, a formação de Académica tem um melhor lote de jogadores do que o Botafogo, mas nem por isso está com vantagem alargada em relação aos demais candidatos a titulo, como aconteceu nas ultimas três épocas.

Há mais de quatro anos que o Botafogo não consegue vencer a Académica para jogos do campeonato regional e este facto por si só pode constituir um motivo para o jogo de sábado venha a atrair muitos adeptos das duas equipas.

A Académica, que inaugura na tarde de sábado a sua sede, situada no bairro de Lém, depois de vários anos a funcionar sem um espaço, tem programadas algumas atividades e quererá vencer este desafio para dar outro "sabor" à abertura da sede.

Também importante é o jogo entre Valência – Cutelinho, a disputar domingo no estádio 5 de Julho, já que as duas equipas ocupam, juntamente com o Botafogo, a segunda posição, enquanto o Vulcânico deverá ter tarefa facilitada, recebendo a formação de Baixada.

Jogos para a quinta jornada:

Sábado, estádio 5 de Julho: Botafogo – Académica e Spartak – União
Sábado, estádio Francisco José Rodrigues: No Pintcha – Juventude

Domingo, estádio 5 de Julho: Valência – Cutelinho e Vulcânico – Baxada.