O ministro do Desporto confirmou esta quarta-feira, no Parlamento, que consta do Orçamento Geral do Estado para 2018 verbas para construção de infraestruturas desportivas em Santiago Norte.

A confirmação foi feita por Fernando Elísio Freire, ao responder às questões dos deputados, no âmbito da sessão de perguntas ao governo.

O arrelvamento do campo de São Lourenço dos Órgãos, de São Salvador do Mundo, que tem o maior défice em termos de infraestruturas desportivas, são alguns dos projetos que vão ser financiados pelo governo na região norte da ilha de Santiago, confirmou Fernando Elísio Freire.

“Ainda no Interior de Santiago, estamos a coo-financiar placas desportivas em São Miguel. Vamos comparticipar na conclusão final do arrelvamento do campo de futebol em São Domingos e na construção do pavilhão de Tarrafal de Santiago”, informou o ministro aos deputados de norte de Santiago.

O ministro disse que o governo está a fazer “um esforço enorme no sentido de igualar as oportunidades” em termos de infraestruturas desportivas na região Norte de Santiago com outras regiões.

Fernando Elísio Freire revelou também que em articulação com o Ministério do Desporto, a Câmara Municipal de Santa Cruz está à procura de uma solução junto da banca para poder terminar as obras do estádio municipal.

Sobre o Centro Olympafrica, financiado pela Fundação Internacional Olympafrica, que deverá albergar uma pista de atletismo, um campo de futebol, uma biblioteca com centro de estudo, uma placa multidesportiva e outras estruturas de apoio, o ministro disse que estando concluído, o governo vai comparticipar na colocação da relva e uma pista de tartã para que a infraestrutura possa “ganhar maior qualidade”.

Em relação aos projetos para outras regiões do país, o governante anunciou que o governo vai disponibilizar também 20 mil contos para construção de um pavilhão desportivo coberto na Ribeira Grande, em Santo Antão, e ajudar a Câmara Municipal de Paul na edificação de campo relvado.

Na ocasião, Fernando Elísio Freire informou que, em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol e a FIFA, o Executivo vai também comparticipar na requalificação do Estádio Adérito Sena, em São Vicente com o objetivo desta infraestrutura passar a receber os jogos da seleção nacional de Cabo Verde.

“Vamos também apoiar a construção de centros de rendimento na Cidade da Praia, no Estádio Nacional, em São Vicente e na ilha do Sal”, avançou o ministro no Parlamento, respondendo os deputados.