O candidato a presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) Mário Semedo anunciou hoje, no Mindelo, que não vê razões para trocar de treinador da seleção, ou seja, a aposta é na manutenção de Lúcio Antunes.

Na apresentação pública da candidatura, ocorrida no Centro de Estágio do Mindelo, Mário Semedo ajuntou que, caso ganhe o escrutínio do dia 28, é com o actual técnico que encaixa a ambição do regresso dos Tubarões Azuis às provas continentais (CAN de 2019 e 2021) e o apuramento pela primeira vez à Copa do Mundo de 2022.

“O foco é a organização e preparar a renovação da selecção  e, com competição e vitórias, regressar à posição de líder do ranking africano”, concretizou a mesma fonte, ladeado na apresentação pelos membros da sua equipa Álvaro Soares, Gerson Melo, Rui Évora e Inácio de Carvalho.

O candidato apresentou os “11 valores para o futebol cabo-verdiano” estribados num programa que o próprio considera “muito exigente” para “resgatar” a credibilidade e “repor a normalidade” na FCF.

“O equilíbrio regional está patente na lista que apresento, formada por pessoas com muitos anos de futebol, que conhecem muito bem os constragimentos  actuais e dispostas a trabalhar”, lançou Semedo.

Do futebol de formação, ao futebol social, passando pela “boa organização”, relações institucionais, diáspora, entre outros, o programa apresentado visa, segundo o candidato, construir um futebol “cada vez mais activo” porque, sintetizou, o futebol dá retorno e promove o país.

Sobre os recursos para a concretização dos vários pontos do programa, caso seja eleito, Mário Semedo identificou a FIFA e a CAF com parceiros naturais e onde pensa ir buscar os financiamentos, mas quer contar também com parcerias com o mundo empresarial cabo-verdiano.

Quanto à contribuição do Estado, Mário Semedo foi taxativo: ”com as verbas actuais constantes do Orçamento do Estado não é possível desenvolver o futebol”, pelo que, precisou, o Governo terá que “meter” mais dinheiro na modalidade.

Relativamente aos apoios das associações regionais que vão eleger a próxima direcção da FCF no dia 28, Mário Semedo escusou a anunciar número de associações que apoiam a sua candidatura, mas a Inforpress apurou que a maioria dos clubes federados de São Vicente já mandatou a associação local para  votar na lista de Mário Semedo.

Para além de Mário Semedo, candidato a presidente da FCF, da lista constam os nomes de Gerson Melo, Joel Barros, Inácio de Carvalho, Lito Semedo, Paulo Santos e Rui Évora, como vice-presidentes, Álvaro Cruz (Mesa da Assembleia-geral), Hernâni Soares (Conselho de Justiça), Luís Aguiar (Conselho Fiscal), Samuel Cosmos (Conselho de Disciplina) e Nélson Barbosa (Conselho de Arbitragem).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.