A Câmara Municipal de São Filipe vai atribuir, antes do início da época futebolística, programado para o dia 26, o subsídio financeiro aos clubes desportivos e às associações regionais, visando a preparação da temporada.

O presdiente da câmara Jorge Nogueira, que acumula a vereação do Desporto, que se reuniu quinta-feira com as associações das diversas modalidades desportivas para uma primeira abordagem e dar a conhecer o programa desportivo, disse que para esta época o montante a atribuir aos clubes são os mesmos valores do ano passado.

Assim, para as equipas de São Filipe que militam no primeiro escalão, nomeadamente Académica, ABC de Patim, Botafogo, Juventude, Spartak, Valencia e Vulcânico e a própria Associação Regional de Futebol, o valor será de 100 mil escudos/cada e, para as do segundo escalão, como a Atlântico, Brasilim, Luzabril, Nova Era e União de São Lourenço, o valor de subsídio será de 75 mil escudos/cada.

“A câmara vai continuar a atribuir os subsídios”, disse Jorge Nogueira, indicando que está a envidar esforços para obtenção de equipamentos e materiais desportivos para apoiar as equipas, já que, segundo o mesmo este é o ponto fraco das equipas e a autarquia quer colmatar esta lacuna.

“O valor para presente época será o mesmo”, disse o edil e vereador do Desporto, observando que o montante financeiro será acrescido de materiais desportivos e que a edilidade vai atribuir um subsídio adicional aos clubes e associações que têm escolas de iniciação desportiva.

Justificou esta “discriminação positiva” por entender que é na base que se deve apostar mais.

Com relação ao encontro tido com as associações, Jorge Nogueira disse que foram apresentados programas e projectos para o setor desportivo, com destaque para o plano de actividades e os projetos a serem orçamentados para o próximo ano, indicando que toda as associações ficaram satisfeitas.

Segundo o mesmo, existem “alguns problemas que têm de ser ultrapassados imediatamente” e, neste particular, solicitou às associações para apresentarem os seus planos, observando que algumas situações serão realizadas de forma imediata, como a formação, pelo que deu aval para a vinda de técnicos especializados para ajudar na formação de recursos humanos das diversas modalidades.

A reabilitação das infraestruturas e a construção de outras, nomeadamente de uma placa desportiva no bairro de Beltchés, a substituição da relva no polivalente de Congresso, criando condições para a prática de outras modalidades, melhoria da placa de Cobom, e o arrelvamento de dois campos de futebol em 2017, são alguns dos projetos apresentados às associações regionais.

Ao todo, ao longo do mandato, além de reabilitação das infraestruturas existentes, o edil de São Filipe promete quatro campos relvados, varias placas desportivas e a construção de um pavilhão desportivo na cidade de São Filipe.