O jogo entre os dois primeiros classificados, Botafogo e Académica é o destaque da 16.ª jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão e poderá definir o campeão regional da época 2018/19.
Separados por apenas um ponto, Botafogo lidera com 39 pontos, e Académica, vice líder, com 38, o jogo que se realiza sábado, no Estádio 5 de Julho, está sendo preparado aos pormenores, sobretudo fora do campeonato, com ambas as equipas a pretenderem conquistar os três pontos e consequentemente dar um passo importante para a conquista do titulo, que foge ao Botafogo há uma década e a Académica há cinco épocas.
A rivalidade entre as duas agremiações de São Filipe é grande e quando as duas equipas entrarem em campo estarão frente a frente a melhor defesa do regional, pertencente ao Botafogo com apenas sete golos sofridos em 15 jogos, menos dois golos sofridos que Académica, que em contrapartida tem o melhor ataque juntamente com o Vulcânico, com 38 golos marcados em 15 partidas, mais sete que o Botafogo que marcou 31 golos.
A Académica, que na primeira volta perdeu por 0-2 frente ao Botafogo e que está na segunda posição na tabela classificativa, terá que tomar a iniciativa de jogo, pois está obrigada a vencer para passar para frente e embalar-se assim para a conquista do título.
O Botafogo, por seu lado, que está em vantagem também vai jogar para vencer o jogo e conquistar os três pontos, que praticamente lhe garante o título, embora o facto de ter de enfrentar ainda as duas equipas dos Mosteiros, primeiro No Pintcha, no Francisco José Rodrigues, e depois Atlético, no Estádio 5 de Julho.
À partida, as duas equipas têm as mesmas hipóteses de conquistar os três pontos e por isso o resultado é imprevisível, mas o empate serve melhor ao Botafogo que continuará na liderança, dependendo de si próprio para chegar ao título.
A anteceder esta partida e a abrir a jornada, no Estádio 5 de Julho, no sábado, a formação de Nova Era, que ainda não tem assegurada a manutenção no primeiro escalão, recebe o Spartak, penúltimo classificado e na zona de despromoção.
Trata-se, por isso, de uma partida interessante, pois em caso de vitória do Spartak esta formação ultrapassa o Nova Era na tabela classificativa e deixa a zona de despromoção, mas em caso de vitória do Nova Era, esta praticamente garante a sua manutenção no primeiro escalão.
Nos Mosteiros, no jogo entre as duas equipas locais, o Atlético defronta o No Pintcha, numa partida em que só a vitória interessa ao Atlético que luta pela manutenção, já que o No Pintcha, que ocupa um confortável quarto lugar, há muito que tem garantida a sua manutenção.
No domingo e no Estádio 5 de Julho, a lanterna vermelha, Valência, defronta o Desportiva de Cova Figueira, e no segundo jogo o Vulcânico defronta o Baxada de Cova Figueira, sendo que às equipas do Valência e Baxada apenas a vitoria e os três pontos lhes interessa na corrida para a manutenção.
Jogos da 16.ª jornada
Sábado no 5 de Julho jogam Nova Era – Spartak e Botafogo – Académica e no Francisco José Rodrigues (Mosteiros) Atlético – No Pintcha.
Domingo no 5 de Julho jogam Valência – Desportivo e Vulcânico – Baxada.
No campeonato do segundo escalão realizam-se os jogos referentes à 12.ª jornada da fase do grupo B, integrados pelas equipas de São Filipe, jogam Luzabril – ABC Patim, Juventus Curral Grande – Brasilim e União de São Lourenço – Juventude, ficando de fora nesta jornada a formação do Atlântico.
A partida entre União de São Lourenço, terceiro classificado com 16 pontos e menos dois jogos, e Juventude, primeiro classificado com 19 pontos, é a mais importante desta jornada, mas as equipas de ABC de Patim e Juventus de Curral Grande não podem perder os seus jogos sob pena de ficarem mais distantes de apuramento para a segunda fase do campeonato do segundo escalão, que será disputado entre as duas primeiras classificadas do grupo A, Cutelinho e Grito Povo, e as duas primeiras do grupo B, ainda por definir.
Este fim-de-semana realiza a última jornada do campeonato regional de sub 17, com os seguintes jogos: Menis di Terra – Académica, Botafogo – Atlântico e ABC de Patim – Figueira Pavão.
Comentários